Revista - Nº 9 - Ano 6 - Jan/Fev 2017

  CONSELHO EDITORIAL

  CONSELHO CONSULTIVO

GESTÃO DO CONHECIMENTO UTILIZANDO O RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS: UM ESTUDO DE CASO NA EDUTEC SOLUÇÕES E SISTEMAS
03
Autor/Author: GlauberterNadson Gonçalves Silva, Ismael Elias de Santana Queiroz, Marcio Vieira Borges, Leandro dos Santos Gonzalez, Fabricio Santos de Faro.
 
Autor/Author
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GlauberterNadson Gonçalves Silva, Ismael Elias de Santana Queiroz, Marcio Vieira Borges, Leandro dos Santos Gonzalez, Fabricio Santos de Faro
 
Título
GESTÃO DO CONHECIMENTO UTILIZANDO O RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS: UM ESTUDO DE CASO NA EDUTEC SOLUÇÕES E SISTEMAS
 
Resumo/Abstract

A gestão do conhecimento é tida comoo processo de coleta de informações para a transformação de conhecimento tácito em explícito, e vice-versa.O presente artigo tem como objetivo reter o conhecimento, transformando o conhecimento tácito, adquirido pelo indivíduo ao longo da vida, em explícito, tornando-o acessível no âmbito organizacional. A pesquisa feita sob formado método hipotético-dedutivo utiliza conjecturas baseadas em hipóteses, sendo elas verdadeiras o problema proposto é respondido, onde, através de uma análise feita na empresa Edutec Soluções e Sistemas, o qual justifica o problema identificado, e de estudos de casos existentes,tomando como base os resultados encontrados, foi possível observar que integrar o Raciocínio Baseado em Casos em um sistema é totalmente viável, pois diminui o tempo gasto com retrabalho e ajuda no compartilhamento de conhecimento e informações. Partindo deste pressuposto foi feito a modelagem de um software computacional que possa simular as soluções para o problema que as empresas têmemgerir o conhecimento dos funcionários dentro da organização, onde o software será desenvolvido e implementado futuramente.

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Palavras-Chaves/Keywords

Gestão do Conhecimento.Raciocínio Baseado em Casos. Modelagem Computacional.Software.Tecnologia da Informação.



CONTRIBUIÇÕES DO EAD PARA O CURRÍCULO E PROPOSTAS FORMATIVAS DO PROFISSIONAL CONTÁBIL EMERGENTE
27
Autor/Author: Tânia Ferreira de Jesus
 
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Tânia Ferreira de Jesus.
 
Título
CONTRIBUIÇÕES DO EAD PARA O CURRÍCULO E PROPOSTAS FORMATIVAS DO PROFISSIONAL CONTÁBIL EMERGENTE
 
Resumo/Abstract

O presente estudo tem como objetivo relacionar os modelos metodológicos de desenvolvimento pedagógico do EaD, frente às propostas formativas do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, partindo da seguinte questão problema: Quais as contribuições o EaD pode oferecer na formação do profissional contábil emergente? Com uma abordagem de natureza qualitativa, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental, mediante consultas as principais normas que regulamentam o EaD. Foi possível identificar na concepção de ensino e aprendizagem a coexistência do paradigma padrão da prática normal, baseado num ensino cartesiano e tradicional que tem como foco a reprodução de conteúdos, e o paradigma reflexivo da prática crítica, que favorece um ensino pautado no desenvolvimento de competências cognitivas, típico do que propõe o ensino a distância. A educação a distancia pressupõe um ensino que favoreça o desenvolvimento da autonomia no estudante. Há a expectativa em torno dos alunos de que estes pensem e reflitam, e que desenvolvam cada vez mais o uso da razão, assim como a capacidade de serem criteriosos.

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Palavras-Chaves/Keywords
Ensino a distância. Formação profissional. Ensino. Aprendizagem.
GERENCIAMENTO EFICIENTE DO CONTROLLER NOS PROCESSOS DA EMPRESA: COMO O CONTROLLER PODE ZELAR PELA CONTINUIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO?
42
Autor/Author: Michele Santos de Oliveira, Rosane Gomes Silva, Prof. Dr. Isac Pimentel Guimarães.
 
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Michele Santos de Oliveira. Rosane Gomes Silva. Prof. Dr. Isac Pimentel Guimarães .
 
Título
GERENCIAMENTO EFICIENTE DO CONTROLLER NOS PROCESSOS DA EMPRESA: COMO O CONTROLLER PODE ZELAR PELA CONTINUIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO?
 
Resumo/Abstract

O presente trabalho busca estudar o quão importante é a presença de um controller dentro de uma organização, tendo como objetivo demonstrar que o controller pode zelar pela continuidade de uma empresa, gerenciando com eficiência os processos e aperfeiçoando os resultados. As estratégias traçadas para o alcance deste objetivo partiram da necessidade de investigar as principais causas e problemas que podem levar uma empresa ao declínio e, por conseguinte, como manter-se no mercado em longo prazo; apresentar possíveis soluções que contribuíram para o crescimento contínuo da empresa, bem como demonstrar os resultados que contribuíram na tomada de decisão, possibilitando maior qualidade nos serviços prestados. Como método, optou-se pela abordagem qualitativa, a partir da realização de um estudo de caso em uma Empresa de Construção Civil que atua como diferencial a reforma. Além disso, o estudo foi conduzido através da pesquisa bibliográfica e teve como bases referenciais teóricos que ajudaram na composição deste, com definições e informações mais precisas a fim de melhorar os processos de gestão na organização. Conclui-se que a melhoria da organização ocorreu através dos resultados internos, que foram consideráveis para que os processos de gestão fluíssem com grande precisão, aumentando assim a qualidade e eficiência destas análises. Por fim, observou-se que mesmo com os serviços internos prestados pelos gestores e supervisores da empresa, a participação do profissional da Controladoria, contribuiu com melhoria dos processos em que teve total influência e relevância para a empresa, aplicando ferramentas adequadas, reduzidos os custos e colaborando com os gestores na tomada de decisão.

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Palavras-Chaves/Keywords

Controladoria. Controller. Tomada de Decisão.



EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EAD
70
Autor/Author: Inez Maria Dantas Amor Garrido, Jocenildes Zacarias Santos.
 
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Inez Maria Dantas Amor Garrido, Jocenildes Zacarias Santos.
 
Título
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EAD
 
Resumo/Abstract

A Educação a Distância (EAD) se constitui em uma modalidade de educação na qual educadores e educandos realizam o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias e se encontram temporal e espacialmente separados. A sociedade contemporânea tem experimentado diversas transformações nas suas relações e nos modos de consumo e convivência, cujos reflexos tem alcançado todas as áreas, incluindo a educação.  Este artigo tem o propósito de ampliar os conhecimentos acerca da EAD na educação formal, principalmente quanto à sua aplicação em programas de Pós-graduação. Para tanto, foi realizada pesquisa com os estudantes do último semestre dos cursos de graduação da FVC com o objetivo de investigar o que determina a opção por cursos de Pós-graduação em EAD. Os resultados apresentados no decorrer deste trabalho indicam que os cursos de Pós-graduação na modalidade presencial ainda são os preferidos e que o desconhecimento acerca da modalidade EAD se mostra evidente, o que pode explicar as resistências enfrentadas por esta modalidade educacional.

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Palavras-Chaves/Keywords
Educação a Distância. EAD. Ensino não-presencial.

CONTROLADORIA ESTRATÉGICA: O PROCESSO DE GESTÃO COMO ELEMENTO CONDUTOR NAS ATIVIDADES GERENCIAIS
104
Autor/Author: Rafaela Sousa Soares, Prof. Dr. Isac Pimentel Guimarães.
 
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Rafaela Sousa Soares, Prof. Dr. Isac Pimentel Guimarães.
 
Título
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA: O PROCESSO DE GESTÃO COMO ELEMENTO CONDUTOR NAS ATIVIDADES GERENCIAIS
 
Resumo/Abstract

O presente trabalho busca retratar o processo de gestão como o elemento condutor nas atividades gerenciais de uma empresa no seguimento de móveis e decoração, bem como analisar as atividades de planejamento estratégico e gestão empresarial. Com efeito, foi realizada uma pesquisa baseado na experiência, utilizando o questionário como coleta de dados aplicado aos funcionários da empresa A, na qual constatou-se que para corroborar com o processo decisório e apoio ao controller na tomada decisão é preciso ter uma abrangência na controladoria estratégica e suas principais ferramentas de apoio à gestão; desenvolver planejamento estratégico e orçamentário e apresentar uma proposta de gestão gerencial. Com base nos estudos em Controladoria Estratégica foi possível orientar os gestores na tomada de decisão e apresentar o posicionamento atual e futuro da organização. Atrelado a isto, detectou-se que a empresa busca desenvolvimento em sua administração, visando subsídios para o planejamento estratégico, com informações e instrumentos que permitem aos gestores avaliar o impacto presente e futuro da instituição.

 

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Palavras-Chaves/Keywords
Controladoria, Controller, Estratégica, Planejamento.
A GOVERNANÇA CORPORATIVA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL DE 2008
127
Autor/Author: Paulo Teixeira Cardoso, Lauro Boechat Batista.
 
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Paulo Teixeira Cardoso, Lauro Boechat Batista.
 
Título
A GOVERNANÇA CORPORATIVA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL DE 2008
 
Resumo/Abstract

O objetivo desse artigo é analisar de que forma a atuação dos Conselhos de Administração, sob a perspectiva da Governança Corporativa, poderia ter minimizado as consequências da má administração na crise financeira internacional de 2008. A partir deste foco verificou-se que a gestão profissional baseada nos princípios clássicos da governança corporativa, essencialmente alicerçada nos fundamentos da responsabilidade social, favorece decisivamente na minimização dos riscos dos negócios em situação de crise econômica. Para fundamentação deste estudo, foram utilizadas pesquisas bibliográficas; a estratégia para responder ao problema e atender aos objetivos de pesquisa foi a prospecção desta temática através do método hipotético-dedutivo com a exploração de artigos especializados. Os resultados indicaram que de fato o conselho administrativo tem papel decisivo na formulação e manutenção da estratégia empresarial, gestão do conflito de interesses e no zelo por decisões que convirjam para a sustentabilidade de longo prazo e garantam a sobrevivência organizacional, mediante a utilização de mecanismos e técnicas gerenciais que visam a alta performance organizacional e favoreçam a atuação em situação de incertezas, especialmente em momentos de crise, constantes mudanças no ambiente organizacional, hostilidade entre concorrentes, fusões, aquisições, parcerias etc., ou seja, em contextos que será demandado naturalmente da empresa a capacidade adaptativa diante da mutabilidade volátil do ambiente competitivo globalizado.

 

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Palavras-Chaves/Keywords

Crise Econômica. Governança Corporativa. Responsabilidade Social.

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EAD-UMA TRANSFORMAÇÃO DE PARADIGMAS
142
Autor/Author: Ivete da Silva Silva.
 
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Ivete da Silva Silva.
 
Título
EAD-UMA TRANSFORMAÇÃO DE PARADIGMAS
 
Resumo/Abstract

O  presente artigo sugeri  proporcionar uma breve reflexão acerca de alguns dos paradigmas presentes na Educação a Distância (EAD) ,em uma era cibercultural povoada de nativos a analfabetos digitais, bem como discutir os papeis dos  sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem desta modalidade de ensino, através de uma abordagem textual respaldada em tópicos facilitadores de uma melhor discussão visando contribuir para a construção de variados conceitos que permeiam  a Educação a Distância. 

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Palavras-Chaves/Keywords

 EAD – paradigmas – cibercultural.

CIBERCULTURA, LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA EFICÁCIA DO USO DAS REDES SOCIAS E JOGOS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES
155
Autor/Author: Ivete da Silva Silva.
 
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Ivete da Silva Silva.
 
Título
CIBERCULTURA, LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA EFICÁCIA DO USO DAS REDES SOCIAS E JOGOS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES.
 
Resumo/Abstract

A presente construção textual propõe a análise dos benefícios do uso dos jogos e redes sociais em prol da aprendizagem de matemática, uma vez que, os sujeitos vivem em constante transmutação comportamental e intelectual onde alguns avanços vem apresentando-se em alta frequência, entre eles, atualmente destaca-se o tecnológico. Na contemporaneidade o avanço tecnológico fomenta enumeras discussões e debates no âmbito escolar, visto que, muitas escolas e educadores, por vezes, não têm tido a possibilidade de acompanhar o ritmo dessa evolução, entretanto os educandos encontram em ambientes extras escolares inúmeros estímulos que desejariam encontrar no seu ambiente escolar. A metodologia desta pesquisa será de natureza qualitativa tendo a pesquisa bibliográfica somada a pesquisa-ação e a observação das mudanças nas formas de lecionar e aprender como o uso dos jogos e diferentes mídias, bem como as relações estabelecidas a partir da prática comunicativa mediada por redes sociais. Para tanto partirá do pressuposto de que a escola e seus docentes precisam inovarem-se cada vez mais para caminharem em paralelo com as transformações socioculturais, tendo assim como objeto prioritário de observação o relato descritivo acerca do desenvolvimento do projeto #Matematicar, que é focado no uso das redes sócias e jogos na aprendizagem de matemática junto aos alunos da autora, que estão cursando o 1º ano colegial do ensino médio no Colégio Estadual Odorico Tavares.

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Cibercultura. Educação. Jogos. Redes Sócias. Aprendizagem.

A PRESUNÇÃO NO INSTITUTO DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PROGRESSIVA
163
Autor/Author: Raphael Menezes dos Anjos Magalhães.
 
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Raphael Menezes dos Anjos Magalhães.
 
Título
A PRESUNÇÃO NO INSTITUTO DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PROGRESSIVA
 
Resumo/Abstract

Todos os ramos do conhecimento necessitam trabalhar com presunções para delimitar certos padrões de comportamento, visto que alguns procedimentos precisam da visualização do consequente para serem aplicados. No Direito não seria diferente, como se vê nas próprias leis, que vivem sob a presunção de constitucionalidade. Ocorre que as presunções raramente representam com exatidão os fatos futuros relacionados, fazendo com que os operadores do direito as manuseiem com muito cuidado, sob pena de causar injustiças. O manuseio da presunção deve ser ainda mais cuidadoso quando diz respeito ao Direito Tributário, tanto em razão de seus princípios norteadores quanto pelo fato de sua operação consistir na constrição patrimonial dos administrados. Todavia, os entes federados, algumas vezes apoiados pelo poder legislador, inclusive pelo constituinte derivado, utilizam-se da presunção para cometer algumas arbitrariedades, uma delas foi a criação da Substituição Tributária Progressiva, onde o substituto tributário passou a ter de recolher o imposto referente ao fato gerador futuro, sem sequer saber se realmente ocorreria. Em recente atuação, o Supremo Tribunal Federal proferiu decisão favorável ao contribuinte, relativizando uma das presunções existentes no instituto da Substituição tributária Progressiva, contudo, conforme será analisado, o êxito não pode ser tão comemorado como deveria.

   

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Presunção; ICMS; Substituição Tributária Progressiva.



PROGRAMA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E A LEI 11.645/08: UM CAMINHO PARA A EQUIDADE DE OPORTUNIDADE NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA NEGROS NO BRASIL E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE IDENTIDADE CULTURAL AFRO-BRASILEIRA.
188
Autor/Author: Maria Lúcia de Souza Oliveira.
 
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Maria Lúcia de Souza Oliveira.
 
Título
PROGRAMA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E A LEI 11.645/08: UM CAMINHO PARA A EQUIDADE DE OPORTUNIDADE NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA NEGROS NO BRASIL E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE IDENTIDADE CULTURAL AFRO-BRASILEIRA..
 
Resumo/Abstract

Esta pesquisa aborda o programa de cotas nas universidades públicas como caminho para a equidade de oportunidade de acesso ao ensino superior para negros no Brasil e a lei 10.639/03, promulgada em 09 de janeiro de 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) lei nº 9394/96 incluindo o artigo 26-A, o qual torna obrigatória a temática história e cultura afrobrasileira e africana no currículo oficial da rede de ensino. Posteriormente a lei 10.639/03 tendo sido alterada pela lei 11.645/2008 passou a incluir a obrigatoriedade do ensino e história da cultura indígena. Em seguida, a inclusão do artigo 79-B na LDB estabelece para o calendário escolar o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada. Visando avaliá-las enquanto política educacional busca-se nesse trabalho de pesquisa também levar em conta o contexto no qual estão inseridas verificando se as mesmas vêm contemplando ao que se propõem e se o Estado acompanha o funcionamento das mesmas.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Cotas, Politicas, Educação.



A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
201
Autor/Author: Taurino Costa Ramos.
 
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Taurino Costa Ramos.
 
Título
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
 
Resumo/Abstract

Este artigo é um estudo sobre a importância da Matemática na vida cotidiana e seu uso dentro um contexto dialógico cujo objetivo é investigar as perspectivas de alunos do Ensino Fundamental II a respeito da Matemática no contexto da sociedade em que estão inseridos, identificando suas visões e opiniões sobre essa ciência e as influências sócio-culturais que atuam sobre eles. Muitos alunos concluem o Ensino Fundamental II sem ter uma idéia clara do que realmente é a Matemática, da origem de seus conteúdos e do significado de suas expressões e aplicações. Dentre esses estudantes, poucos acreditam tirar proveito dos conteúdos de Matemática em sua vida futura. Percebe-se claramente que a linguagem matemática empregada oralmente ou por escrito, quando desprovida de significados, acarreta sérias dificuldades no aprendizado dessa disciplina. É obvio que estamos falando da intervenção da sociedade nesse processo ao longo da existência de cada indivíduo. Essa intervenção deve necessariamente permitir que esse processo tenha seu desenvolvimento pleno, estimulando a criatividade individual e coletiva. É preciso refletir sobre o ponto de vista do aluno, que parece tantas vezes desconsiderado. As mudanças significativas, no que diz respeito ao ensino da matemática, estão evoluindo e a prática pedagógica do educando está sendo repensada e o ensino- aprendizagem dessa disciplina está tendo avanços significativos na aquisição de conhecimento, tornando o aluno receptivo, interativo e reflexivo nessa área de ensino. Pensar matematicamente exige, desde cedo, um esforço de abstração, mas por sua vez, se faz necessário separar o pensamento de propósitos e intenções imediatas. Ensinar matemática é convidar o aluno à abstração de forma formativa e não somente de fixação. O professor precisa estar sempre em profundo busca e desenvolvimento do seu intelecto, para assim, poder abrir as portas do conhecimento de seus alunos. Portanto, a matemática deve ser de maneira simples e coerente, tornando a sua pratica útil e realmente indispensável para a vida do aluno e para que isso ocorra, é necessário relacionar sempre a prática pedagógica com os tempos modernos, usando técnicas avançadas e coerentes no processo ensino – aprendizagem qualitativa.

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Palavras-Chaves/Keywords

Linguagem matemática. Números. Sociedade. Aprendizagem. Interação e diálogo.