Revista - Nº 29 - Ano 14 - Ago/Dez 2025

. QUALIS CAPES: B3 - Ensino, Educação, Interdisciplinar, Linguística e Literatura e Ciência da Computação.

  CONSELHO EDITORIAL

  CONSELHO CONSULTIVO

  EDITORIAL

CAMINHOS INTERSECCIONAIS ENTRE O SILÊNCIO E A TRANSPARÊNCIA PÓS-PANDEMIA (2023 – 2025): CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR.
05
Autor/Author: Matheus Wisdom Pedro de Jesus, Sumaia Midlej Pimentel Sá
 
Autor/Author
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Matheus Wisdom Pedro de Jesus, Sumaia Midlej Pimentel Sá
 
Título
CAMINHOS INTERSECCIONAIS ENTRE O SILÊNCIO E A TRANSPARÊNCIA PÓS-PANDEMIA (2023 – 2025): CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR.
 
Resumo/Abstract

O presente artigo utiliza-se de dados estatísticos das crianças com deficiência matriculadas na rede municipal de Salvador – Bahia no período pós pandemia, disponibilizados no site da Secretaria Municipal de Educação, bem como aqueles que não constam na transparência pública. Objetiva refletir, a partir da análise dos dados as consequências da informação ou não informação na interseccionalidade raça e pessoa com deficiência. Conclui-se, a partir dos dados, que grande parte das crianças com deficiência matriculadas na referida rede também são negras; que há a produção de um duplo estigma quando raça e pessoa com deficiência são estudadas simultaneamente. Os resultados direcionam a pensar a urgência de se criar métodos para avaliação do acesso, permanência e participação das crianças com deficiência na rede municipal, bem como de apresentar dados à população soteropolitana sobre os atuais índices de matrícula.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Rede Municipal de Educação. Inclusão. Transparência. Interseccionalidade. Raça e deficiência.



EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PERMANÊNCIA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DESSA RELAÇÃO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
15
Autor/Author: Francy Sousa Rabelo, Adriano Nogueira Almeida2
 
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Autor/Author:Francy Sousa Rabelo, Adriano Nogueira Almeida
 
Título
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PERMANÊNCIA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DESSA RELAÇÃO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
 
Resumo/Abstract

O presente artigo objetiva analisar o processo de permanência dos alunos da EJA na escola discutido nas produções acadêmicas. Este estudo se caracteriza pela pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, com ênfase no Estado da Questão. A coleta de dados foi realizada em janeiro de 2025, nas plataformas Periódicos da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, considerando um recorte temporal de cinco anos (2020-2024) e utilizando os descritores: escola, permanência e EJA, combinados com o operador booleano AND. Os resultados apontam para nove trabalhos acadêmicos relacionados à temática, de um total de 495 pesquisados nas duas plataformas. Esses achados revelam que, apesar das políticas educacionais voltadas para a EJA, persistem desafios significativos, como a desigualdade social, barreiras econômicas, falta de preparação específica dos docentes, metodologias pouco contextualizadas e gestão escolar insuficiente, que dificultam o ingresso, a permanência e a conclusão dos alunos na modalidade. Conclui-se que garantir a permanência e o sucesso dos estudantes da EJA requer ações articuladas entre políticas públicas, gestão escolar, formação docente e práticas pedagógicas centradas no aluno, capazes de considerar suas trajetórias, experiências prévias e desafios individuais, promovendo, assim, uma educação mais inclusiva, crítica e transformadora.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Escola. Permanência. EJA.
AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE ESCOPO
32
Autor/Author: Naiacy Lima de Carvalho, Patrício Câmara Araújo
 
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Naiacy Lima de Carvalho, Patrício Câmara Araújo
 
Título
AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE ESCOPO
 
Resumo/Abstract

As transformações tecnológicas no contexto escolar estão modificando de maneira significativa a educação contemporânea, tornando as salas de aula mais dinâmicas e interativas, com o uso crescente de dispositivos digitais e recursos online. Dessa forma, o presente estudo objetiva analisar as tendências dos estudos sobre as transformações tecnológicas sobre a prática educativa na Educação Básica mediante uma revisão de escopo da literatura. Trata-se de uma revisão de escopo de abordagem qualitativa e caráter exploratório descritivo, realizada por meio do acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, Scopus e Scientific Electronic Library Online - SciELO. Adotou-se como critério de inclusão artigos com texto completo publicados em português acessíveis de forma gratuita, no período de 2014 a 2024, excluiu-se artigos duplicados, estudos com resultados incompletos, assim como aqueles que não se alinharem ao propósito da pesquisa. A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional é essencial para promover a aprendizagem e o letramento digital, competências fundamentais na sociedade atual, tornando o aprendizado mais dinâmico e motivador, especialmente em habilidades como leitura e escrita. As transformações tecnológicas no contexto escolar têm causado mudanças profundas na interação entre educadores e alunos, afetando a forma como o ensino é conduzido e a experiência de aprendizagem.

 



 
Palavras-Chaves/Keywords

Transformações tecnológicas. Inclusão digital. Contexto escolar.



SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV): UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS SOCIOEDUCATIVAS NA REDUÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL
52
Autor/Author: Weslei Leandro Quaresma Alves
 
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Weslei Leandro Quaresma Alves1
 
Título
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV): UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS SOCIOEDUCATIVAS NA REDUÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL
 
Resumo/Abstract

O desenvolvimento de políticas públicas de inclusão social no Brasil, através de programas e ações do Estado, acarreta melhorias na sociedade. Nesse contexto, este artigo busca descrever como as ações socioeducativas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) contribuem para a redução da vulnerabilidade social e fortalecimento dos vínculos familiares. Para isso, adotou-se como metodologia o estudo bibliográfico e a análise qualitativa de artigos e documentos coletados no Google Acadêmico, Scielo e sites oficiais do governo, como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os resultados indicam que as ações socioeducativas efetivamente contribuem para o fortalecimento dos laços familiares, bem como para a redução da vulnerabilidade e do risco social.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ações Socioeducativas. Vulnerabilidade Social.
UNIVERSIDADE E EXTENSÃO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS
66
Autor/Author:Adriano Rosa da Silva
 
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Adriano Rosa da Silva
 
Título
UNIVERSIDADE E EXTENSÃO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS
 
Resumo/Abstract

O presente estudo aborda a extensão universitária como dimensão constitutiva do ensino superior, destacando sua função social e sua relevância para o fortalecimento da relação entre universidade e sociedade. O tema central consiste em compreender a extensão não apenas como mecanismo de difusão de conhecimentos, mas como prática dialógica e transformadora, capaz de articular saberes acadêmicos e populares. O objetivo principal é analisar criticamente as contribuições da extensão universitária para a formação discente e para o desenvolvimento comunitário, considerando seus fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos. A metodologia utilizada é de caráter teórico e qualitativo, fundamentada em revisão bibliográfica de autores da literatura especializada, além de documentos institucionais como as diretrizes do Forproex. Os resultados evidenciam que a extensão universitária, ao romper os limites da sala de aula e aproximar a universidade das demandas sociais, promove a formação integral do estudante, fomenta a cidadania ativa e contribui para a transformação social das comunidades. Ademais, constata-se que sua consolidação depende do processo de curricularização, do fortalecimento de políticas públicas voltadas para a educação e da valorização institucional, de modo a efetivar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Extensão. Universidade. Educação Superior. Sociedade. Desenvolvimento.
A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO CONTINUADA E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
98
Autor/Author:Mario Marcos Lopes1
 
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Mario Marcos Lopes
 
Título
A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO CONTINUADA E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
 
Resumo/Abstract

O artigo analisa as contribuições da disciplina de Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento para a formação de pós-graduandos em uma instituição privada brasileira. A disciplina, estruturada em unidades temáticas que combinam teorias e práticas, utiliza metodologias ativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para fortalecer competências digitais, cognitivas e reflexivas. A pesquisa, qualitativa e exploratória, baseia-se na análise documental do material didático e da organização pedagógica da disciplina. Os resultados indicam que o uso integrado de recursos digitais, avaliação formativa e ambientes virtuais de aprendizagem promove o protagonismo estudantil, a autorregulação e a produção colaborativa do conhecimento. Por fim, reforça-se a relevância da disciplina como espaço estratégico para a educação continuada, com potencial para formar profissionais críticos, autônomos e éticos, alinhados às demandas da Educação 4.0 e da sociedade digital.


 
Palavras-Chaves/Keywords
Tecnologia Educacional. Gestão do Conhecimento. Competências Digitais. Educação Continuada. Metodologias Ativas.
MULHERES NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DE PERMANÊNCIA ACADÊMICA EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE SALVADOR
114
Autor/Author:Odaiane Sulivian Lima dos Santos, Alan Rangel Barbosa
 
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Odaiane Sulivian Lima dos Santos, Alan Rangel Barbosa
 
Título
MULHERES NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DE PERMANÊNCIA ACADÊMICA EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE SALVADOR
 
Resumo/Abstract

O presente estudo teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por mulheres negras em sua trajetória de permanência no ensino superior na Faculdade Visconde de Cairu (FVC), instituição privada localizada na cidade de Salvador, Bahia. A pesquisa se fundamenta pela necessidade de expor as dificuldades enfrentadas por mulheres negras, universitárias, ao longo da formação. Este é um tema de importante relevância, considerando as lacunas históricas de inclusão de raça e gênero no circuito acadêmico brasileiro. A coleta de dados foi realizada através de questionário virtual com as estudantes. Os principais achados apontaram para a resiliência e utilização de estratégias como organização do tempo e prioridade de tarefas, mas muitas vezes à custa de seu bem-estar pessoal; desconhecimento sobre a existência e eficácia de mecanismos institucionais de denúncia, sugerindo uma lacuna na comunicação e na acessibilidade dessas ferramentas. Acreditamos que, embora limitado pelo tamanho da amostra, e escopo territorial a apenas uma instituição, oferece insights valiosos sobre os desafios socioeconômicos e as barreiras institucionais enfrentadas por mulheres negras no ensino superior no Brasil.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Mulheres Negras, Ensino Superior, Desafios institucionais.
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS A PARTIR DAS BASES CONCEITUAIS DA EPT
125
Autor/Author:Beatriz da Silva de Paula, Marilyn A. Errobidarte de Matos
 
Autor/Author
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Beatriz da Silva de Paula, Marilyn A. Errobidarte de Matos
 
Título
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS A PARTIR DAS BASES CONCEITUAIS DA EPT
 
Resumo/Abstract

A educação profissional e tecnológica exige capacitação multidisciplinar e o desenvolvimento da autonomia dos alunos, precedendo a atuação prática e interdisciplinar no mundo do trabalho. O presente estudo tem como objetivo analisar a interlocução entre metodologias ativas e as bases conceituais da educação profissional e tecnológica (EPT), através de uma revisão de literatura, visando propor contribuições teóricas e práticas para a melhoria da qualidade do ensino e da formação de trabalhadores no Brasil. Para a pesquisa, utilizou-se da plataforma Google Acadêmico e dos descritores “Metodologias ativas”, “Educação Profissional e Tecnológica”, “Bases conceituais da EPT”. Foi efetuada a leitura dos resumos dos textos encontrados buscando referências a metodologias ativas e os conceitos que fundamentam a educação profissional e tecnológica: formação humana integral, politecnia, educação omnilateral, trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico. Em seguida, realizou-se a identificação das metodologias ativas descritas nos artigos, como por exemplo: sala de aula invertida, gamificação, aprendizagem baseada em problemas, entre outras e posterior paralelo com as bases conceituais previamente citadas. Concluiu-se que as metodologias ativas são importantes aliadas na promoção da formação humana integral e dos demais fundamentos da EPT, mas ainda se faz necessário maior número de produções científicas na interseção destes dois assuntos.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Metodologias Ativas. Educação Profissional e Tecnológica. Formação integral.
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DOS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS COMO SUPORTE PARA MÃES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE SEUS FILHOS COM SÍNDROME DE DOWN
135
Autor/Author:Claudia Carla Brunelli Rêgo, Elisângela Aparecida Carvalho Cardoso, Matheus Wisdom Pedro de Jesus
 
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>Claudia Carla Brunelli Rêgo, Elisângela Aparecida Carvalho Cardoso, Matheus Wisdom Pedro de Jesus
 
Título
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DOS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS COMO SUPORTE PARA MÃES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE SEUS FILHOS COM SÍNDROME DE DOWN
 
Resumo/Abstract

Este artigo tem como objetivo relatar as contribuições dos sete processos mentais básicos para o desenvolvimento das habilidades matemáticas no contexto da alfabetização matemática de crianças com síndrome de Down, com ênfase na atuação de mães atípicas como mediadoras do processo. A proposta foi desenvolvida em ambiente remoto/online, considerando as limitações e desafios impostos por esse formato, e vivenciado através da iniciativa do AFA – Ambiente Familiar Alfabetizador. A pesquisa baseia-se em pressupostos dos estudos de Sérgio Lorenzato: classificação, comparação, correspondência, sequenciação, seriação, inclusão e conservação, e da psicopedagogia e neurociência cognitiva, destacando como os processos de atenção, percepção, memória, linguagem, pensamento, motivação e emoção podem ser estimulados intencionalmente para favorecer a aprendizagem matemática. A mediação materna mostrou-se fundamental para adaptar estratégias e promover o engajamento da criança, evidenciando a importância do suporte familiar aliado ao uso de recursos manipuláveis. Os resultados apontam que, mesmo em ambientes virtuais, é possível construir uma trajetória de aprendizagem significativa, desde que haja orientação adequada e envolvimento afetivo no processo educativo.

 
Palavras-Chaves/Keywords
síndrome de Down. Sete Processos Mentais Básicos. Ambiente Virtual.
UM PERCURSO HISTÓRICO DO AUTISMO: DAS PRIMEIRAS DESCRIÇÕES MÉDICAS AO DIREITO À INCLUSÃO ESCOLAR
143
Autor/Author:Naiane Maria Lucas das Chagas, Juliana de Jesus Souza
 
Autor/Author
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Naiane Maria Lucas das Chagas, Juliana de Jesus Souza
 
Título
UM PERCURSO HISTÓRICO DO AUTISMO: DAS PRIMEIRAS DESCRIÇÕES MÉDICAS AO DIREITO À INCLUSÃO ESCOLAR
 
Resumo/Abstract

O presente estudo objetiva refletir sobre a inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no ensino regular, indicando uma linha do tempo entre o percurso histórico, através das primeiras descrições médicas e abordando o direito à uma educação inclusiva e de qualidade para esses sujeitos. Nessa perspectiva, passamos a compreender como o conhecimento é peça importante para auxiliar no processo inclusivo, analisando os avanços científicos para compreender o autismo e toda parte legal que assegura o direito a uma educação de qualidade e equitativa para os autistas nos dias de hoje. A pesquisa é de cunho bibliográfico e reflexiva, pois apresenta discussões acerca do tema apresentado. Nesse sentido o presente artigo apresenta como principal resultado, a importância dos estudos aprofundados sobre o autismo para que seja possível fazer uma educação inclusiva mais efetiva.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Histórico do autismo. Legislação. Educação inclusiva.
O PLANO BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, O POTENCIAL DE INSTALAÇÃO DE DATA CENTERS VERDES NO MUNICÍPIO DE PALMAS-PR E UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
156
Autor/Author:Wilson Finkler Geraldo, Odenir Finkler Geraldo
 
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Wilson Finkler Geraldo, Odenir Finkler Geraldo
 
Título
O PLANO BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, O POTENCIAL DE INSTALAÇÃO DE DATA CENTERS VERDES NO MUNICÍPIO DE PALMAS-PR E UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
 
Resumo/Abstract

Neste artigo foram reunidos dados relacionados ao potencial eólico paranaense, com o objetivo de realizar uma análise inicial do potencial de instalação de data centers verdes em Palmas-PR. Através de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, de natureza descritiva, e de uma revisão sistemática da literatura, abordamos o aumento da demanda por recursos de inteligência artificial, e a crescente preocupação com o impacto ambiental da energia usada por data centers focados em IA. Verificamos o surgimento de iniciativas como o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, que prevê o investimento de R$ 500 milhões em data centers verdes. Elencamos iniciativas no município para a ampliação do parque eólico e para a instalação de usinas de energia sustentáveis fotovoltaicas. Os dados coletados por outros pesquisadores elencados neste artigo demonstram que o sul do Paraná tem grande potencial eólico, especialmente para aerogeradores instalados em torres com 100 metros de altura do solo. Para aerogeradores em torres com 10 metros de altura do solo, existe viabilidade técnica, mas não financeira, devido aos juros altos praticados no país. Concluímos que Palmas-PR possui todas as características necessárias à implementação de data centers verdes e sugerimos que outros pesquisadores prossigam com estudos de viabilidade técnica e financeira mais aprofundados.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Data Centers Verdes. Inteligência Artificial. Aerogeradores. Viabilidade.