Revista - Nº 6 - Ano 4 - Jun de 2015

  CONSELHO CONSULTIVO

  EDITORIAL

CAPACITAÇAO DE PROFISSIONAIS DE PLANEJAMENTO DE NÍVEL TÉCNICO NO MERCADO DE CONSTRUÇÃO E MONTAGEM NA BAHIA
04
Autor/Author: Masterson Oliveira Galrão; André Bittencourt do Valle.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Masterson Oliveira Galrão; André Bittencourt do Valle.
 
Título
CAPACITAÇAO DE PROFISSIONAIS DE PLANEJAMENTO DE NÍVEL TÉCNICO NO MERCADO DE CONSTRUÇÃO E MONTAGEM NA BAHIA
 
Resumo/Abstract

O presente estudo analisa o campo de atuação para os profissionais de nível técnico em planejamento no segmento da indústria de construção e montagens na Bahia. O trabalho apresenta tópicos gerais sobre a construção civil, bem como particularidades relacionadas ao processo de gestão de pessoas e atribuições, inclusos os cursos, treinamento e qualificação necessária para o profissional técnico de planejamento. Esse artigo tem como objetivo geral analisar a capacitação desses profissionais no mercado de construção e montagens. Sua estrutura é baseada em cinco capítulos e tem como referencial teórico as idéias de Chiavenato em administração de recursos humanos e analisa a pesquisa de campo realizada com a participação de 23 empresas do setor donde foram verificadas importantes características do mercado de atuação, requisitos técnicos, cursos, treinamentos e outras habilidades.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Planejamento.Treinamento.Qualificação.Gerência de Projetos.Capacitação..



ENVELHECIMENTO ATIVO - UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO
29
Autor/Author: Isa Maria Zimermann de Araujo.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Isa Maria Zimermann de Araujo
 
Título
ENVELHECIMENTO ATIVO - UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO
 
Resumo/Abstract

O envelhecimento, apesar de ser uma etapa natural que se desenrola desde o nascimento até à morte, evidencia-se a partir de uma determinada fase da vida e depende do meio social em que o indivíduo está inserido, podendo ser encarado e vivido de modo diferente. A OMS (2002), citado por GIL (2008), definiu o conceito de envelhecimento ativo como “o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem”.  A abordagem deve ser centrada na singularidade, na medida em que cada indivíduo é um ser único dotado de características e necessidades próprias. O envelhecimento ativo deve ser encarado e promovido de forma multidisciplinar, envolvendo todas as perspectivas da condicionante humana e promovendo a qualidade de vida e a participação continuada do próprio, em todas as suas vertentes. O idoso bem adaptado é o idoso que se interessa pela vida e que pode estar inserido na comunidade, num meio ambiente apropriado e rodeado de atitudes de interajuda. (FERNANDES, 2005b). Pretende-se, assim, suscitar uma reflexão acerca da importância de um envelhecimento ativo e do impacto deste nas sociedades modernas. Para a sua realização recorremos à pesquisa de autores de diferentes perspectivas teóricas, especialistas na área do envelhecimento. Com a realização da revisão teórica conclui-se que envelhecer não deve ser encarado como um destino ou uma condição, mas sim como uma forma de se viver, de se adaptar e, sobretudo, de se ser feliz em cada etapa da vida.

.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Envelhecimento Ativo. Qualidade de vida.  Promoção da saúde.
CASTANHAL-PA: UM ESTUDO AVALIATIVO DA “CIDADE MODELO” NO NORDESTE PARAENSE
35
Autor/Author: Maria Lúcia Bahia, Rodrigo Fraga Garvão.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Maria Lúcia Bahia, Rodrigo Fraga Garvão.
 
Título
CASTANHAL-PA: UM ESTUDO AVALIATIVO DA “CIDADE MODELO” NO NORDESTE PARAENSE
 
Resumo/Abstract

O artigo em questão propõe construir uma análise histórica, econômica e social da cidade de Castanhal, localizada na região do nordeste Paraense. Esta cidade caracteriza-se como uma “Cidade Modelo”. Tal análise relaciona-se as relações estabelecidas entre a dinâmica urbana de Castanhal, a partir de suas atividades econômicas, e o espaço metropolitano de Belém, importante mercado consumidor.

.

.

 



 
Palavras-Chaves/Keywords

Pará; Castanhal; Economia; Urbanização.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA MANUTENÇÃO DA IMAGEM INSTITUCIONAL: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÃO DO TERCEIRO SETOR
47
Autor/Author: Marília Oliveira Gonçalves, Clarice Bagrichevsky.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Marília Oliveira Gonçalves, Clarice Bagrichevsky.
 
Título
 
Resumo/Abstract

Este trabalho apresenta o contexto da comunicação organizacional numa empresa do terceiro setor, se ela é utilizada de forma estratégica trazendo benefícios para a instituição, a exemplo da manutenção da imagem institucional. O estudo aqui apresentado foi realizado com base na pesquisa de clima organizacional, aplicada aos empregados da instituição, com questionamentos ligados a comunicação interna, liderança, clima, estrutura organizacional, identidade e outras dimensões. Buscou-se investigar através do instrumento de pesquisa aplicado, se as ações relacionadas à comunicação organizacional estão estrategicamente alinhadas aos objetivos da empresa, pois, esse alinhamento poderá resultar na construção e manutenção da imagem desta organização. Por ser uma instituição do terceiro setor e ofertar serviços à sociedade em geral, ela preza pela boa imagem e prestação de bons serviços à comunidade. Portanto, é imprescindível que a comunicação organizacional seja tratada de forma adequada e tenha reconhecida a sua importância estratégica dentro da instituição. O trabalho apresentará através das questões mais relevantes da pesquisa de clima, uma análise dos resultados de cada dimensão relacionada ao assunto abordado, propondo sugestões e trazendo novas abordagens para os temas, de forma que o leitor possa construir o seu pensamento crítico com base em dados relevantes e visões diferenciadas. A organização também poderá ser beneficiada com as análises dos resultados e assim tratar como oportunidades de melhoria para a sua gestão da comunicação.

 

 



 
Palavras-Chaves/Keywords
Comunicação organizacional. Imagem institucional. Pesquisa de Clima. Estratégias da comunicação. Gestão.

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER NA BUSCA DA SINERGIA ORGANIZACIONAL
65
Autor/Author: Davi Lago da Silva, Marcos Almeida Martinez, Clarice Bagrichevsky.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Davi Lago da Silva, Marcos Almeida Martinez, Clarice Bagrichevsky.
 
Título
A IMPORTÂNCIA DO LÍDER NA BUSCA DA SINERGIA ORGANIZACIONAL
 
Resumo/Abstract

O presente artigo tem como principal objetivo a abordagem do tema liderança e sua influência para o alcance da sinergia organizacional. O estudo pesquisa através da reunião dos dados escritos em livros e periódicos, bem como artigos científicos retirados da internet cujo conteúdo dispõe sobre a matéria. Nesse contexto, será feita uma breve exposição sobre o comportamento do líder e como seus atos são capazes de influenciar a ponto de gerar uma contribuição para que seus colaboradores retribuam com os resultados desejados na obtenção do sucesso profissional e pessoal, isto é, fazendo com que seus liderados estejam sempre satisfeitos com o clima organizacional tendo em vista a busca do atendimento às reais necessidades dos mesmos bem como da organização. Os resultados do estudo buscam avaliar qual a importância de um líder na busca da sinergia organizacional.

.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Gestão de Pessoas, Liderança, Organização, Recursos Humanos, Sinergia.

O ESTRESSE E SEUS IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA DO PROFISSIONAL CONTEMPORÂNEO
82
Autor/Author: Karla Patrícia Campelo de Albuquerque, Laudinéa Cordeiro Barbosa, Clarice Bagrichevsky.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Karla Patrícia Campelo de Albuquerque, Laudinéa Cordeiro Barbosa, Clarice Bagrichevsky.
 
Título
O ESTRESSE E SEUS IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA DO PROFISSIONAL CONTEMPORÂNEO
 
Resumo/Abstract

As profundas mudanças assistidas e vivenciadas atualmente pelo mundo organizacional, tem produzido cenários favoravéis ao crescimento dos efeitos causados pelo estresse ocupacional e seus impactos na qualidade de vida do profissional contemporâneo. Nesse artigo será tematizado o estresse e seus impactos na qualidade de vida profissional no mundo contemporâneo, assim como seus impactos no ambiente organizacional e sua relação com a produtividade. Enfatiza os efeitos causados pelo estresse ocupacional, apresenta a analise de fatores de sucesso utilizado atualmente pelas empresas para reduzir os efeitos causados pelo estresse e identifica quais os benefícios que as organizações podem obter ao prevenir o estresse excessivo. Apresenta  quais as principais dificuldades enfrentadas, mostra os desafios enfrentados pela mulher no campo profissional e acima de tudo no momento da maternidade, além dos investimentos feitos hoje por muitas empresas em qualidade de vida no trabalho.

.

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords
Estresse, qualidade de vida, maternidade, organização, contemporâneo.
O SOFRIMENTO NO TRABALHO E A SÍNDROME DE BURNOUT NOS TRABALHADORES DAS FAZENDAS DE EUCALIPTO NA REGIÃO DE ALAGOINHAS-BAHIA
95
Autor/Author: Jandira Dantas dos Santos, Alberto Freire Nascimento.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Jandira Dantas dos Santos, Alberto Freire Nascimento.
 
Título
O SOFRIMENTO NO TRABALHO E A SÍNDROME DE BURNOUT NOS TRABALHADORES DAS FAZENDAS DE EUCALIPTO NA REGIÃO DE ALAGOINHAS-BAHIA
 
Resumo/Abstract

O presente trabalho identificou a existência do quadro de esgotamento profissional através da mensuração de sintomatologia da Síndrome de Burnout entre trabalhadores nas fazendas de eucalipto na região de Alagoinhas-Bahia. A coleta de dados foi feita através da aplicação do questionário de Maslach Burnout Inventory (MBI) aos trabalhadores credenciados ao sindicato da categoria. O referencial teórico utilizado no estudo promove uma reflexão das possibilidades que desencadeiam o sofrimento psíquico do trabalhador e, em muitos casos, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão, e conseqüente abalo na produtividade da empresa.

.

.

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Trabalho, Burnout, eucalipto

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA EMPRESARIAL
106
Autor/Author: Mare Stella Pires do Nascimento; José Jorge Souza Carvalho.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Mare Stella Pires do Nascimento; José Jorge Souza Carvalho.
 
Título
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA EMPRESARIAL
 
Resumo/Abstract

Buscou-se, neste artigo, elencar subsídios para implementar estratégias de política ambiental nas empresas direcionadas à responsabilidade Social, no contexto brasileiro. Como também, registrar que, mediante o compromisso com o meio ambiente, essas organizações percebem que podem obter mais lucros, seus empregados passarão a ser mais produtivos e a sociedade lhe é grata pelas melhorias. O Sistema de Gestão Ambiental, quando implantado nas organizações, preconiza as atividades de conscientização interna e externa à comunidade. Em função disso é que são certificadas pela ISSO 14000 e reconhecidas pela sociedade nacional e internacional, já que atendem à nova e rígida legislação ambiental. Com a crescente exigência do público consumidor, valora-se a incorporação mediante a Responsabilidade Social, e também, os conceitos agregados a ela como controle dos impactos ambientais, sustentabilidade empresarial e cidadania. Por meio dos resultados de pesquisas bibliográficas foram identificados atributos a serem considerados em uma organização para mudar sua postura e passar a ser socialmente responsável.

.

 

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Meio ambiente. Empresas. Responsabilidade Social.

O ENVOLVIMENTO DE TODOS NA ORGANIZAÇÃO REPRESENTA UM FATOR CRÍTICO DE SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO CMM (CAPABILITY MATURITY MODEL)
119
Autor/Author: Paulo Henrique N. de Jesus, Masterson Oliveira Galrão, Zilah de Barros Mello, Marconi Nogueira Placido dos Santos.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Paulo Henrique N. de Jesus, Masterson Oliveira Galrão, Zilah de Barros Mello, Marconi Nogueira Placido dos Santos.
 
Título
O ENVOLVIMENTO DE TODOS NA ORGANIZAÇÃO REPRESENTA UM FATOR CRÍTICO DE SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO CMM (CAPABILITY MATURITY MODEL).
 
Resumo/Abstract

O intuito desse artigo é mostrar que a implantação do modelo de gestão da qualidade CMM (Capability Maturity Model) representa uma mudança em toda a estrutura da organização, sendo que o seu sucesso irá depender da existência de uma sinergia que possa envolver a todos dentro da empresa e esta possa romper paradigmas, não bastando que apenas parte do grupo esteja empenhada, pois não será motivo satisfatório para que o processo evolua. Verificamos que o fator humano é um fator crítico de sucesso na adoção do modelo CMM. Utilizamos como principais fontes para essa pesquisa artigos de periódicos e científicos, livros de autoridades no assunto e como referência um estudo de caso realizado por Gustavo da Gama Torres do Departamento de Ciência da Computação da UFMG-ICEX.

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Qualidade; Mudanças; Motivação; Cultura.