Revista - Nº 4 - Ano 3 - Jul de 14 / Ago de 2014

  CONSELHO CONSULTIVO

  EDITORIAL

PRÁTICA PEDAGÓGICA: INOVAÇÃO E AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS CULTURAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS SOBRE A PROFISSÃO DE PROFESSOR E SUA PRÁTICA
4
Autor/Author: Eliemar Carneiro Cidade.
 
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Eliemar Carneiro Cidade.
 
Título
PRÁTICA PEDAGÓGICA: INOVAÇÃO E AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS CULTURAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS SOBRE A PROFISSÃO DE PROFESSOR E SUA PRÁTICA
 
Resumo/Abstract

Esse artigo integra um dos capítulos da Dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida a partir de uma investigação etnográfica, que teve um universo investigativo de três professores e uma turma do 2º semestre de Pedagogia de uma Faculdade do Estado da Bahia. O objetivo foi identificar e analisar as práticas dos professores que formam professores sob o ponto de vista da inovação pedagógica. Esse artigo descreve a prática pedagógica: inovação e as possíveis consequências de ordem cultural, econômica e política em relação à profissão de professor. Os temas refletem no panorama educacional, e na prática dos professores que formam professores.  Assim, a prática do professor deve estimular nos alunos uma formação autônoma e crítica, para atender uma sociedade que vive um paradoxo entre suas culturas, a economia e a política. Conclui-se que os professores precisam estar preparados para formar sujeitos com princípios que os auxiliem na vida cotidiana, para que enfrentem os desafios, interagindo com as tendências culturais, econômicas e políticas contemplando as diversidades e as contribuições que são dadas pelas diferentes especificidades de cada ciência.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Prática Pedagógica – Cultura – Economia – Política.



A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
17
Autor/Author: Geisa Ferreira Ribeiro Félix; Hélio Renato Góes Santana; Wilson Oliveira Júnior.
 
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Geisa Ferreira Ribeiro Félix; Hélio Renato Góes Santana; Wilson Oliveira Júnior
 
Título
A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ?
 
Resumo/Abstract

Esta Produção Cientifica busca apresentar a música como um recurso didático favorável para a construção do conhecimento no Ensino Fundamental, a partir de um estudo bibliográfico e documental e por análise da prática docente. Verificou-se que a música auxilia a memória, a percepção, estimula a inteligência e torna-se um agente motivador no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados revelam que muitos educandos desenvolvem habilidades apoiados pela arte musical que não são apenas desenvolvidos pelo lado afetivo-emocional, como também possibilita assimilação de conteúdos por meio da sensibilidade, principalmente quando o educando consegue relacionar letras e sons, trabalhados junto à música, com a realidade cognitiva construída em sala de aula.

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Palavras-Chaves/Keywords
Música; didática; processo construtivo.
VALORES ÉTICOS DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA IES “X"
29
Autor/Author: Marilene Santana Santos, Elisete Silva Passos.
 
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Marilene Santana Santos, Elisete Silva Passos.
 
Título
VALORES ÉTICOS DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA IES “X"
 
Resumo/Abstract

Este artigo caracteriza-se como um estudo de caso e tem como principal objetivo analisar os valores éticos dos alunos egressos do curso de administração da Instituição de Ensino Superior “X”. A princípio, procuramos entender o processo de formação dos futuros profissionais de administração focando nos valores éticos que esses indivíduos adquiriram durante a sua vida acadêmica e como eles pretendem utilizá-los em suas carreiras profissionais.Contextualizamos a evolução do ensino superior e a trajetória do ensino de administração, bem como o papel do administrador na atualidade. A partir desse estudo, traçamos um panorama do perfil dos alunos egressos de uma IES particular, analisando o posicionamento de cada um acerca dos conhecimentos adquiridos, e da relevância da ética para suas vidas. Para efetuar esta análise, realizou-se primeiramente um levantamento bibliográfico pertinente ao estudo, seguido de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e exploratório, utilizando-se questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados indicam que para os alunos, o administrador é considerado o tomador de decisões dentro de uma organização, aquele que enxerga os obstáculos que podem estar a caminho, além de também ser considerado um líder, aquele que comanda, coordena e controla as pessoas, equipes e setores. No que tange a questão da ética, as respostas obtidas demonstram que a ética é citada conjuntamente com as palavras “resultado”, “crescimento da organização” e “eficiência”, portanto, os alunos acreditam que a conduta ética é relevante, desde que funcione a favor das organizações.

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Palavras-Chaves/Keywords

Administrador, Administração, Formação do Administrador, Ética, Formação ética, Valores éticos.

DESENVOLVIMENTO HUMANO: RESSIGNIFICANDO O LUGAR DO SER E A PRÁTICA DA GESTÃO DE PESSOAS
56
Autor/Author: Ivnes Lira Garrido, Maribel Oliveira Barreto.
 
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Ivnes Lira Garrido, Maribel Oliveira Barreto.
 
Título
 
Resumo/Abstract

Evidencia-se, atualmente, um período de grandes mudanças políticas, econômicas, morais e sociais, em todo o mundo, que tem modificado as estruturas da sociedade e a forma como o poder público, as organizações e os indivíduos têm tratado a temática do desenvolvimento humano. Este artigo tem como objetivo geral analisar as relações entre desenvolvimento humano, ressignificação do ser e a prática da gestão de pessoas. Como objetivos específicos pretende-se apresentar alguns conceitos sobre desenvolvimento humano e ressignificação do ser, na perspectiva de alguns autores que corroboram com os avanços dessa temática liderados pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e discutir esses conceitos na prática da gestão de pessoas. A opção metodológica utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com ênfase qualitativa, que possibilitou ampliar o debate através do diálogo entre vários autores. Conclui-se que o conceito de desenvolvimento humano continua aberto e capaz de ser enriquecido através de novas abordagens ou através de uma re-leitura daquilo que já foi apresentado na academia e em tantos debates ao longo dos últimos anos e que, na medida que o ser humano ocupa o lugar central nesses debates, se vislumbra a possibilidade de um modelo de desenvolvimento sustentável.

 

 



 
Palavras-Chaves/Keywords
Desenvolvimento Humano. Gestão de Pessoas. Autodesenvolvimento.

ARTE-EDUCAÇÃO: A ARTE COMO METODOLOGIA EDUCATIVA
74
Autor/Author: Iara de Carvalho Villaça.
 
Autor/Author
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Iara de Carvalho Villaça.
 
Título
ARTE-EDUCAÇÃO: A ARTE COMO METODOLOGIA EDUCATIVA
 
Resumo/Abstract

O presente artigo discute o conceito de arte e seus aspectos, assim como o conceito de arte-educação e suas potencialidades. O artigo traça também um rápido histórico sobre a arte-educação e busca, através da constante relação entre teoria e exemplos práticos, de diversas linguagens artísticas, refletir sobre o papel que a arte pode desempenhar no estudo de outras áreas do conhecimento humano. Dentre as principas referências, estão John Read, Jorge Coli, Ana Mae Barbosa, Marisa Silva e Ney Wendell.

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Palavras-Chaves/Keywords
arte, educação, arte-educação.

ICMS – AS PRINCIPAIS EXCEÇÕES NA APURAÇÃO DO REGIME DO SIMPLES NACIONAL SÃO CONHECIDAS OU IGNORADAS PELOS CONTADORES?
86
Autor/Author: Salomão Cordeiro Carneiro, José Rômulo Fraga Barreto Filho.
 
Autor/Author
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Salomão Cordeiro Carneiro, José Rômulo Fraga Barreto Filho.
 
Título
ICMS – AS PRINCIPAIS EXCEÇÕES NA APURAÇÃO DO REGIME DO SIMPLES NACIONAL SÃO CONHECIDAS OU IGNORADAS PELOS CONTADORES??
 
Resumo/Abstract

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, grande parte das micro e pequenas empresas, com a intenção de se estabilizar procuram benefícios, como diminuição de  tributos, para que possam  viabilizar suas  existências. Entre estas atitudes legais para minimizar seus encargos, muitas empresas fazem a opção de utilizar o regime tributário Simples Nacional, visto que, visam a possibilidade de menor tributação do que a aplicação de outros regimes tributários. Entretanto, em muitas situações, diante desta escolha para a tributação dos impostos de uma empresa, muitos profissionais da área de contabilidade não se informam adequadamente sobre o ICMS e as principais exceções na apuração do regime do Simples Nacional de forma que, podem causar prejuízos a esta empresa.  Assim, o presente estudo foi desenvolvido através do método empírico através de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa na qual participaram contadores de três escritórios de contabilidade da cidade de Salvador/Bahia, no qual teve como objetivo geral apontar o índice de conhecimento das exceções à apuração do ICMS no regulamento do Simples Nacional. Além do objetivo específico de conhecer a acertativa junto aos escritórios de contabilidade na aplicação do uso das exceções prescritas no regime do ICMS para o Simples Nacional. Como resultados da pesquisa pode-se concluir que é necessário pesquisar o regime do Simples Nacional, buscando o aperfeiçoamento e a melhor condição tributária do contribuinte.

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Palavras-Chaves/Keywords
Tributos. ICMS. Simples Nacional.
INFRAESTRUTRA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
103
Autor/Author:Tamar Antunes de Almeida.
 
Autor/Author
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Tamar Antunes de Almeida.
 
Título
INFRAESTRUTRA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
 
Resumo/Abstract

Este estudo faz a análise da documentação oficial do Ministério da Educação (MEC) que trata da Educação Infantil, tendo como foco o espaço escolar. Tendo em vista o reconhecimento da Educação Infantil como etapa da Educação Básica e a inserção cada vez maior de crianças nesta etapa da Educação, é preciso conhecer quais são as diretrizes para a organização e construção de instituições que as atendem. O objetivo é analisar quais são as políticas públicas, o que dizem e em que medida contribuem para a construção/organização de espaços adequados para a Educação Infantil. Para atender às intenções da pesquisa, a abordagem adotada neste trabalho é de natureza qualitativa do tipo análise documental. A pesquisa ampara-se na ideia de espaço escolar como um elemento que articula e inter-relaciona outros tantos aspectos objetivos e subjetivos no contexto escolar.  A análise dos dados contribuiu para ampliar a relação dos estudos sobre o espaço escolar e ver a necessidade de repensar estes espaços. Tendo em vista o que preconiza a lei, foi possível perceber que o próprio MEC admite que ainda existem instituições distantes dos padrões mínimos de infraestrutura.

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Palavras-Chaves/Keywords

Educação infantil; infraestrutura; documentos oficias.

METODOLOGIAS ATIVAS NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE
119
Autor/Author:Tiago Silva Borges; Gidélia Alencar.
 
Autor/Author
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Tiago Silva Borges; Gidélia Alencar
 
Título
METODOLOGIAS ATIVAS NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE
 
Resumo/Abstract

O texto aborda o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do nível superior, buscando perceber através de uma revisão bibliográfica, a importância destes recursos e do papel docente no processo de ensino-aprendizagem no ensino universitário. Visto que as práticas docentes universitárias atuais tem sido alvo de bastantes questionamentos, reflexo de uma sociedade globalizada e informatizada; faz-se necessário a discursão das reais funcionalidades, das práticas, e didáticas docentes hoje utilizadas. Diante do contexto atual buscamos apresentar metodologias ativas de ensino-aprendizagem que sirvam como recurso didático base para uma formação crítica e reflexiva, e possam levar a uma reflexão construtivista da atuação do docente em sala de aula.

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Palavras-Chaves/Keywords

Metodologias Ativas , Didática , Ensino Aprendizagem, Reflexão.

O MOBBING DENTRO DE IES DE SALVADOR
144
Autor/Author: Maria do Socorro Pinto Cardoso Cyreno; Elizete Passos.
 
Autor/Author
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Maria do Socorro Pinto Cardoso Cyreno; Elizete Passos.
 
Título
O MOBBING DENTRO DE IES DE SALVADOR .
 
Resumo/Abstract

Este artigo faz parte de uma dissertação cujo titulo é Análise de Processos de Denúncia de mobbing na Atividade da Docência do Ensino Superior tendo como objetivo geral   fazer uma análise qualitativa dos tipos de comportamentos de mobbing sofridos pelos professores das Instituições de Ensino Superior na prática docente. A opção metodológica foi a pesquisa de campo, utilizando-se ainda da pesquisa bibliográfica   e documental. Ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho, 5ª. Região (Bahia), na 23ª. Vara Trabalhista, na cidade do Salvador, onde houve a análise dos processos disponíveis de pedidos de dano moral nos anos de 2011/2012  A partir das análises realizadas, comprova-se que as formas de violência e danos ocorridas na atividade laboral da docência se constituem em atitudes de mobbing   sendo  mais denunciadas durante a ocorrência do processo demissional

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Dano Moral. Docente.Mobbing.

TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
164
Autor/Author: Valesca Beserra, Maribel Oliveira Barreto.
 
Autor/Author
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Valesca Beserra, Maribel Oliveira Barreto.
 
Título
TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
 
Resumo/Abstract

O presente artigo traz como objeto de estudo a Educação de Jovens e Adultos. O objetivo geral é investigar o contexto histórico e o panorama vigente da Educação de Jovens e Adultos (EJA), perpassando pela correlação entre conscientização e alfabetização de adultos. Os objetivos específicos são apresentar o histórico da EJA no Brasil, analisar a questão da conscientização na educação, especificamente na EJA, compreender o processo de alfabetização de adultos e correlacionar conscientização e alfabetização de adultos. Para tanto, metodologicamente, foi realizada pesquisa de cunho bibliográfico, alicerçada por autores, tais como: Beisiegel (2010), Gadotti (1992), Barreto (2009), La Sala Batà (1999), Freire (2006), Stephanou (2005), Gil (2002), Aranha (2006), dentre outros teóricos. Como conclusão, percebeu-se a necessidade de se estabelecer a contextualização histórica da Educação de Jovens e Adultos, perpassando pela atualidade brasileira deste segmento da educação e pela conscientização no processo de alfabetização de jovens e adultos.

   

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Educação de Jovens e Adultos. Conscientização.Alfabetização.



IMPOSTO ÚNICO NO BRASIL
191
Autor/Author: Jéssica Diogo dos Santos, Marcelo da Silva Pinho.
 
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Jéssica Diogo dos Santos, Marcelo da Silva Pinho.
 
Título
IMPOSTO ÚNICO NO BRASIL
 
Resumo/Abstract

O presente artigo faz uma abordagem sobre o Imposto Único no Brasil, proposta do professor Marcos Cintra que tem como principal objetivo prevê a substituição de todos os tributos de natureza arrecadatória por uma alíquota incidente sobre cada parte de uma transação bancária (débito e crédito). O artigo se propôs a realizar um breve histórico dos tributos no Brasil e conceituá-los de acordo com o seu tipo, espécie, competência, função, fato gerador, tipo de contribuinte, base de cálculo, alíquota e o seu tipo de lançamento. Além disso, o artigo veio a tratar sobre a Carga Tributária no Brasil, considerando que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo. Estima-se a existência de aproximadamente 60 tributos vigentes, com diversas Leis, Regulamentos e Normas constantemente alteradas. O tema Imposto Único no Brasil é tratado como um todo no artigo, sendo apresentado sua conceituação, principais características, principais benefícios tanto para as pessoas físicas, quanto para as pessoas jurídicas, os tributos que seriam extintos com a implantação desse sistema, dentre outros. Ao final, é estabelecido que o sistema do Imposto Único não é implantado no Brasil, pois contraria interesses dos grupos poderosos que lucram com o caos tributário atual. Sonegadores e a burocracia pública e privada ligada a arrecadação e fiscalização de impostos se unem a cada dia para evitar propostas como a do Imposto Único.  

 
Palavras-Chaves/Keywords

Imposto Único. Tributos.



A MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO AMBIENTE VIRTUAL
208
Autor/Author: Mare Stella Pires do Nascimento, Luís Américo Bomfim.
 
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Mare Stella Pires do Nascimento, Luís Américo Bomfim.
 
Título
A MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO AMBIENTE VIRTUAL
 
Resumo/Abstract

Na atualidade, o indivíduo faz uso da escrita mediante os gêneros textuais no ambiente virtual, como o hipertexto, facebook, blogs, whats App, scraps, e-mails e salas de bate papo online. Isso lhe possibilita uma ascensão valorativa não apenas na ordem estética, mas também social, porque estão vinculados às manifestações contemporâneas midiáticas. O artigo pretende desenvolver reflexões com base nas pesquisas bibliográfica e de campo referente ao comportamento dos discentes do ensino médio, de uma escola pública, frente às novas modalidades de textos surgidas com o advento da internet e de diversos recursos disponíveis na rede. Conclui-se que as redes sociais são espaços de agregação de conhecimentos múltiplos, nos quais se propicia “viajar” e “se relacionar” com indivíduos equidistantes geograficamente e com eles aprender sobre novas culturas; como também, pratica-se a leitura de assuntos diversos e exercita-se a língua escrita.

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Palavras-Chaves/Keywords

Gêneros textuais. Escrita. Ambiente virtual



RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS EM ADMINSTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SERRINHA/BA
220
Autor/Author: Luana Mascarenhas Rios, Tânia Ferreira de Jesus.
 
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Luana Mascarenhas Rios, Tânia Ferreira de Jesus.
 
Título
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS EM ADMINSTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SERRINHA/BA
 
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Resumo/Abstract

O tema Responsabilidade Social Empresarial (RSE), vem ganhando espaço nos últimos anos, apresentando crescente importância para as organizações, pois, diante da rapidez das mudanças ocorridas no ambiente em que estão inseridas, elas são “coagidas” a trabalharem de um novo modo no mercado. Dessa forma, torna-se necessário que os gestores estejam preparados para gerir as organizações e as instituições de ensino superior que os prepara, precisam estruturar-se para capacitar os alunos a esta nova realidade. Diante desse contexto o objetivo desse trabalho é descrever a percepção que os formandos em Administração possuem sobre a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), e a abordagem do tema durante a formação acadêmica. A pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, onde foram questionados 41 alunos do oitavo semestre de duas Instituições de Ensino Superior do município de Serrinha/Ba. Os resultados mostram que os alunos consideram relevante a abordagem do tema no curso. Eles declararam buscar informações a respeito do tema em meios externos, como internet, revistas, jornais. Os resultados também apontam que os estudantes acreditam que a instituição é capaz de formar gestores socialmente responsáveis, mas para isso dever haver um ensino que associe teoria à prática. Foi visto que em uma das instituições existe uma disciplina obrigatória dedicada ao tema. De modo geral os resultados sugerem que os pesquisados estão sensibilizados ao tema, e que gostariam de atuar em empresas socialmente responsáveis, não sendo descartada a proposta para a realização de novas pesquisas para aprofundamento do tema.

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Palavras-Chaves/Keywords

Responsabilidade Social Empresarial; Administração; Ensino.