Revista - NÂș 3 - Ano 3 - Dez de 13 / Jan de 2014  

  PALAVRA DO PRESIDENTE

  CONSELHO CONSULTIVO

  EDITORIAL

UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR DO TURISMO PARA UMA NOVA CIDADANIA INTERCULTURAL
Autor/Author: Domira Fernandes de Araujo; Maria da Conceição Pereira Ramos.
 
Autor/Author
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Domira Fernandes de Araujo; Maria da Conceição Pereira Ramos..
 
Título
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR DO TURISMO PARA UMA NOVA CIDADANIA INTERCULTURAL
 
Resumo/Abstract

Este artigo pretende fazer uma reflexão da educação superior do turismo para contribuir com a formação de uma cidadania intercultural que favoreça a integração das práticas educativas e inclusivas, promovida quando as relações humanas se tornam harmoniosas e cooperativas. O intercultural implica relação, diálogo e comunicação entre as diferentes culturas, através dos indivíduos e grupos portadores dessas culturas, na qual se encontram e interagem indivíduos, grupos e instituições originários de universos diferentes. Implica, igualmente, uma troca entre as diversas áreas do conhecimento (educação, economia, sociologia, psicologia, pedagogia, antropologia, meio ambiente, turismo, entre outras), cujos olhares interdisciplinares sejam capazes de levar diversas organizações desenvolverem propostas de educação voltadas para a integração, buscando conhecer os conceitos de cultura, da educação intercultural, do turismo, e compreender a importância do diálogo e desses olhares, numa perspectiva de interdisciplinaridade e de sustentabilidade.

 
Palavras-Chaves/Keywords

educação superior, turismo, cultura, interculturalidade, sutentabilidade.



GESTÃO ORGANIZACIONAL TRANSDISCIPLINAR PARA O AUTODESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO NAS EMPRESAS
Autor/Author: Noemi Salgado Soares.
 
Autor/Author
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Noemi Salgado Soares
 
Título
GESTÃO ORGANIZACIONAL TRANSDISCIPLINAR PARA O AUTODESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO NAS EMPRESAS
 
Resumo/Abstract

Este artigo ressalta que um dos objetivos da gestão organizacional transdisciplinar é ajudar os lideres/gestores das empresas a compreenderem que eles só poderão administrar, com êxito e equanimidade, o conhecimento nas organizações, se prestarem atenção às necessidades existenciais/vocacionais intrínsecas do ser humano trabalhador, pois o capital de que dispõem não é o conhecimento, mas as pessoas que adquirem o conhecimento. Este objetivo evidencia que tratar de uma gestão transdisciplinar implica pensar na realização de um projeto de gestão administrativo-organizacional, que também ajude o(a) trabalhador(a) a cuidar dos seus relacionamentos inter/intrasubjetivos e da busca do significado/sentido da sua existência nas atividades de trabalho que desenvolve profissionalmente. A vivência da arte de aprender (ou da arte de autoconhecer-se) e o exercício da comunicação dialógica são alguns fatores determinantes que possibilitam o trabalhador vivenciar o autoconhecimento inerente ao processo desse cuidado, que também implica o seu autodesenvolvimento e a sua autorealização pessoal no seu ambiente de trabalho.

 
Palavras-Chaves/Keywords
gestão organizacional transdisciplinar, educação transdisciplinar, autoconhecimento, desenvolvimento humano, trabalho existencialmente significativo, autodesenvolvimento e autorrealização do trabalhador.

PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA ATUAÇÃO NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO - FORÇAS NO ESPORTE
Autor/Author: Roque Ribeiro Sanches Filho, Maribel Oliveira Barreto.
 
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Roque Ribeiro Sanches Filho, Maribel Oliveira Barreto.
 
Título
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA ATUAÇÃO NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO - FORÇAS NO ESPORTE
 
Resumo/Abstract

O profissional de Educação Física reúne em seus conteúdos a possibilidade de desenvolvimento pleno das múltiplas dimensões que compreendem o ser humano, são elas mentais, psíquicas, morais, espirituais e a dimensão física, onde apenas a Educação Física assume grandiosa responsabilidade. Nesse sentido, procuramos contribuir para um novo momento onde valores, princípios e concepções favoreçam a atuação do professor de Educação Física, consciente da formação integral do ser humano. O objetivo geral desse estudo é analisar as perspectivas e repercussões da formação à atuação do professor de Educação Física no processo de DHI. O artigo traz como objetivos específicos: compreender a função social do educador e sua formação no processo de DHI; correlacionar a realização do PST – ProFEsp e o processo de DHI de crianças e jovens. Tendo o estudo de caso como opção metodológica, buscamos identificar as repercussões de um programa social que tem as diversas modalidades esportivas como ferramenta principal no processo de Desenvolvimento Humano Integral de crianças e jovens, analisando a perspectiva da formação acadêmica do professor de Educação Física e sua contribuição para a sociedade. Conclui-se que a formação do professor de Educação Física vem sendo fundamentada no tecnicismo, onde o contexto da formação técnica e a pedagogia do rendimento superam a pedagogia da formação humana integral, onde resultados mostram sensíveis transformações não somente nos educandos como também nos professores, promovendo valores que tornam uma sociedade fraterna, cooperativa e solidária.


 
Palavras-Chaves/Keywords

Educação Física. Desenvolvimento Humano. Formação Integral do Professor de Educação Física.

LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor/Author: Renaielma Queiroz Suzart, Elizete Silva Passos.
 
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Renaielma Queiroz Suzart, Elizete Silva Passos.
 
Título
 
Resumo/Abstract

Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a proposta de ensino de Língua Portuguesa (LP) de uma escola particular do Ensino Fundamental (EF), localizada em Salvador, a partir da análise do seu projeto político-pedagógico (PPP), tendo em vista as orientações de documentos oficiais da educação, com ênfase nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e contribuições da Linguística. Optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, com ênfase qualitativa e descritiva, e pautada em renomados autores que discutem o ensino de LP na atualidade. Verificou-se que, em linhas gerais, a escola X contempla, em seu PPP, as orientações dos documentos oficiais da educação e contribuições da Linguística para o ensino de LP, pois favorece e contempla os objetivos gerais do ensino de LP para o Ensino Fundamental I, indicados pelos PCNs (BRASIL, 2000); estes que estão de acordo com as atuais contribuições da Linguística para o ensino de línguas – a exemplo da adoção da dimensão discursiva da linguagem; da concepção de texto enquanto discurso; da referência às aulas de análise linguística etc. Entretanto, alguns aspectos referenciados nos PCNs não foram abordados no PPP dessa escola: o texto como unidade básica de ensino; a concepção de gramática adotada; como se dá a prática de revisão de textos, referência aos temas transversais; como é feito o trabalho com a ortografia e a pontuação.



 
Palavras-Chaves/Keywords

Ensino Fundamental. Língua Portuguesa. PCNs. Linguística.



A TRILOGIA: FAMÍLIA, PÁTRIA E RELIGIÃO COMO CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, NA VISÃO DE MARIA LUIZA DE SOUZA ALVES
Autor/Author: Maria Eliana Almeida Matos; Elizete Silva Passos.
 
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Maria Eliana Almeida Matos; Elizete Silva Passos.
 
Título
A TRILOGIA: FAMÍLIA, PÁTRIA E RELIGIÃO COMO CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, NA VISÃO DE MARIA LUIZA DE SOUZA ALVES
 
Resumo/Abstract

O presente artigo tem o objetivo geral analisar a família, pátria e religião como propulsoras de desenvolvimento humano, na perspectiva da autora Maria Luiza de Souza Alves. Para subsidiar o estudo, foi utilizada a pesquisa documental dos escritos da autora, publicados na revista A Paladina do Lar, no início do século XX (1910-1917) e a pesquisa bibliográfica. Constatou-se que o sucesso da família dependia de um modelo feminino materno que aglutinasse a administração do lar e os atributos de generosidade, espiritualidade e patriotismo, moralidade cristã, mas também firmeza e segurança. Esse modelo de família, em parceria com a Igreja Católica, teria o papel importante de promover valores cívicos, morais e cristãos à sociedade, influenciando a participação dos jovens e das mulheres no processo de desenvolvimento do país como atores e parceiros. Concluiu-se que o equilíbrio entre família, pátria e religião teria o poder de promover desenvolvimento humano e transformar as ações cidadãs em elementos canalizadores de novas potencialidades nos campos social, político e econômico da nação brasileira.

 
Palavras-Chaves/Keywords
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento humano. Família. Pátria. Religião.

A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE GESTÃO DE PESSOAS E DE INFORMAÇÃO - PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DA FVC
Autor/Author: Débora Sampaio Leitão; Maribel Barreto.
 
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Débora Sampaio Leitão ; Maribel Barreto.
 
Título
A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE GESTÃO DE PESSOAS E DE INFORMAÇÃO - PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DA FVC
 
Resumo/Abstract

Esse artigo tem como maior objetivo analisar a percepção dos coordenadores dos cursos da Fundação Visconde de Cairu – FVC, em relação à atuação do bibliotecário como Gestor de Informação e de Pessoas. Para resolver essa questão, utilizamos como metodologia a aplicação de um questionário para aproximadamente 70% dos coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação de toda a Instituição, bem como a análise dos dados referentes à participação dos coordenadores, a visão que tem de biblioteca, a visão que tem do bibliotecário, se enxergam o bibliotecário como gestor. O resultado parcial indica que os coordenadores tem uma visão geral do bibliotecário como gestor, mas aponta que há uma necessidade grande de um estreitamento de laços entre o bibliotecário e os coordenadores com a finalidade de que se melhorem os serviços prestados pela Fundação.


 
Palavras-Chaves/Keywords

Bibliotecário; Gestor de Informação; Gestor de Pessoas; Coordenadores de Cursos


A TECNOLOGIA COMO CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ
Autor/Author :Iana Assunção de Aguiar; Elizete Passos.
 
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Iana Assunção de Aguiar; Elizete Passos.
 
Título
A TECNOLOGIA COMO CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ
 
Resumo/Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre educação, tecnologia e cidadania na atualidade visando uma concepção de currículo inserido na lógica hipertextual. A proposta do artigo é dialogar com os conceitos desta tríade averiguando quais os conteúdos que precisam ficar claros para dar visibilidade e lugar a uma nova prática educativa que ajude na constituição de um cidadão capaz de atuar na sociedade em que está inserido. O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica. A coleta das informações foi realizada através do levantamento e análise de idéias diferentes trazidas por artigos e livros que tratam a temática apresentada. Conclui-se constatandoque a tecnologia aliada à educação promove a cidadania, poisestimula a produção de saberes, democratiza o acesso a informação e ao conhecimento e potencializa a emancipação social.


 
Palavras-Chaves/Keywords

Educação, tecnologia e cidadania.

LÍDER GERENCIAL E LIDERANÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE
Autor/Author: Clandio Favarini Ruviaro; Miguelangelo Gianezin; Matheus Dhein Dill.
 
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ClandioFavariniRuviaro; Miguelangelo Gianezin; Matheus Dhein Dill.
 
Título
LÍDER GERENCIAL E LIDERANÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE
 
Resumo/Abstract

No âmbito da sociedade contemporânea, a liderança e em especial a figura do líder, têm sido objeto de estudos aplicados, teóricos e filosóficos em diversas áreas, haja vista a importância de se identificar e discutir as características das pessoas que constituem-se em líderes, prosperam e transformam-se em vetores para outros. Neste artigo, objetiva-se apresentar um resultado do estudo deste objeto, valendo-se para tal da perspectiva da teoria da complexidade. A partir destas considerações, elaborou-se um estudo teórico, no qual abordou-se a percepção do líder como manager. Utilizando-se de revisão de literatura (review) e análise teórica, com foco na relação entre a abordagem da complexidade e a liderança, são apresentados como resultados os conceitos de líder e liderança, seguidos da teoria e discussão do tema. O desenvolvimento do estudo ressalta a importância da configuração do líder, permitindo considerar que a modernização das organizações na sociedade contemporânea passa, impreterivelmente, pelas pessoas que nelas trabalham. Torna-se mais consistente a ideia de que o ser humano não pode ser preterido. É o que se constata pelo fato das organizações serem, substancialmente, constituídas de inteligência, característica exclusiva de pessoas.


 
Palavras-Chaves/Keywords

Gestão de pessoas, organizações, formação profissional.



A CONTRIBUIÇÃO DOS MESTRANDOS DA TURMA DO MDHRS 2013 DA FVC EM PROL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Autor/Author: Cleber dos Santos Silva; FlÁvia Magaly de Oliva Nunes Nova; Lorena Rodrigues Cordeiro Gonçalves; Naiara Santos de Jesus; Rosemary Lacerda Ramos.
 
Autor/Author
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Cleber dos Santos Silva; FlÁvia Magaly de Oliva Nunes Nova; Lorena Rodrigues Cordeiro Gonçalves; Naiara Santos de Jesus; Rosemary Lacerda Ramos.
 
Título
A CONTRIBUIÇÃO DOS MESTRANDOS DA TURMA DO MDHRS 2013 DA FVC EM PROL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.
 
Resumo/Abstract

O presente artigo científico possui como tema o Desenvolvimento Humano e como delimitação a contribuição dos mestrandos da Turma do MDHRS 2013 da FVC em prol do desenvolvimento Humano. O seu problema de pesquisa é saber como os mestrandos da turma do MDHRS 2013 da FVC pretendem contribuir profissionalmente para o desenvolvimento humano no ambiente de trabalho. Seu objetivo geral é verificar quais são as expectativas dos mestrandos quanto à sua contribuição profissional em prol do desenvolvimento humano no ambiente de trabalho, a partir da pesquisa na doutrina das definições de desenvolvimento humano, da caracterização, profissional, dos mestrandos, e da investigaçãodas suas expectativas em prol do desenvolvimento humano. Questionários foram aplicados a dezenove dos trinta alunos matriculados e os resultados nos fazem refletir que os mestrandos, em sua maioria mulheres com formação na área de ciências humanas, percebem a necessidade da análise de diversos fatores, tais como cultura e economia, para se concretizar o desenvolvimento humano, assim como concebido pelo PNUD. A mostra de que a grande maioria pretende contribuir com o desenvolvimento humano a partir do seu ambiente de trabalho, atende ao objetivo do curso que é o de auxiliar as organizações na formação de um clima onde o ser humano seja o diferencial.


 
Palavras-Chaves/Keywords

Desenvolvimento humano;ambiente de trabalho; mestrado.

ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ESTUDO DE CASO NA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA
Autor/Author: Ilmara Barreto Araújo, Aída Cristina do Nascimento Silva.
 
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Ilmara Barreto Araújo, Aída Cristina do Nascimento Silva.
 
Título
ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ESTUDO DE CASO NA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA
 
Resumo/Abstract

A ética nas relações interpessoais em organização pública é valorizada pela possibilidade de gerar crescimento individual e coletivo. Cabe destacar que a gestão, o líder e os colaboradores podem contribuir, dentro da organização, para um clima organizacional ético. A metodologia contemplou estudo de caso, utilizando dois métodos – revisão bibliográfica e coleta de dados, com a fase final de aplicação do questionário para avaliar a contribuição da ética nas relações interpessoais do processo organizacional e administrativo de um setor bancário público. Os resultados apontaram a necessidade de capacitação continuada para a formação de uma conduta ética nas relações interpessoais, por parte dos Recursos Humanos, e o comportamento observacional de pequenos grupos retrata a importância de adotar a ética como favorável à compreensão racional dos fatos e eventos presentes na vida real.


 
Palavras-Chaves/Keywords

Ética; Organização; Gestão de Pessoas.



A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO
Autor/Author: Aloisio Machado da Silva Filho.
 
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Aloisio Machado da Silva Filho.
 
Título
A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO
 
Resumo/Abstract

O presente artigo tem como pressuposto fundamental a análise e reflexão concernente à importância da Estatística na formação profissional do pedagogo e alguns aspectos que consideramos vitais, tais como a Estatística no mundo contemporâneo e o seu ensino nos cursos de Pedagogia. Para isto, faz-se necessário relatar a importância das análises quantitativas versos qualitativas na pesquisa e no ambiente educacional, buscando subsídios para a captação da relação entre a Estatística e a Educação, e do aprofundamento da discussão a respeito da Estatística aplicada à Educação.

 
Palavras-Chaves/Keywords

A importância da Estatística para os Pedagogos – Contribuições da
Estatística na educação – Ensino da Estatística nos cursos de Pedagogia.