Revista - NÂș 2 - Ano 2 - Dez de 12 / Jan de 2013  

  PALAVRA DO PRESIDENTE

  CONSELHO CONSULTIVO

  EDITORIAL

ESTUDO DO COMPORTAMENTO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NA ÓTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE
4
Autor/Author: Antonio Marcos de Moraes Sousa; Deraldo Antonio Moraes da Silva.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Antonio Marcos de Moraes Sousa; Deraldo Antonio Moraes da Silva.
 
Título
ESTUDO DO COMPORTAMENTO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NA ÓTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE
 
Resumo/Abstract

Este trabalho propôs como tema o estudo do comportamento de Gestão na ótica de Segurança e Saúde. O intuito desse artigo foi contribuir para melhoria das condições do ambiente de trabalho, focando como público alvo o comportamento dos colaboradores, para que estes conhecessem e pudessem refletir sobre suas praticas, postos de trabalho, reduzindo acidentes e/ou doenças ocupacionais. Para o desenvolvimento deste estudo, inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para descrever as teorias que abordassem praticas do comportamento das pessoas em busca da produção do conhecimento, de modo que pudessem ser desenvolvidos aspectos teóricos do comportamento de Gestão focada na Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A finalidade desse estudo serviu para descrever a metodologia, ferramentas adotadas e contribuir para a construção e aperfeiçoamento do comportamento das pessoas no ambiente. O trabalho proporcionou para o pesquisador um maior conhecimento do assunto e fez com que analisasse com mais eficiência e eficácia o comportamento das pessoas prevenindo doenças e acidentes, garantindo o bem estar a todos.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Gestão. Comportamento. Saúde. Segurança, Doenças. Acidentes. Eficiência. Eficácia.



GESTOR: LÍDER OU GERENTE ?
21
Autor/Author: Ingrede Dourado Santos.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Ingrede Dourado Santos
 
Título
GESTOR: LÍDER OU GERENTE ?
 
Resumo/Abstract

As organizações tem tido um papel vital na vida em sociedade, e esta também é composta pelas empresas, as quais têm sofrido fortes impactos no seu ambiente interno provocado pelos seus colaboradores e no ambiente externo com as mudanças sociais e econômicas. O objetivo deste artigo é demonstrar, diferenciar o líder do gerente no que tange o seu papel de administrar as organizações atuais. O líder é aquele que aponta a direção aos seus liderados, determina estratégias, e, motivando seu pessoal, faz acontecer. Dentro desta perspectiva foi escolhida a metodologia bibliográfica através de leituras de revistas, livros, artigos e sites fazendo resumos, anotações e citações de diversos autores. Dentro dessa abordagem identifica-se, que nas ultimas décadas, o mundo corporativo mudou. As mudanças em ritmo acelerado passam a ser a regra, e, por consequência, os processos passaram a mudar continuamente, principalmente pela inspiração de que a era de controlar as pessoas ficou no passado. Este presente artigo resulta de uma experiência pessoal, profissional e vem inferir que o líder é aquele que trata com pessoas e controla os processos. Assim sendo o resultado deste artigo é informar e conscientizar que a manutenção da organização neste ambiente globalizado se faz necessário tratar pessoas como pessoas.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Discurso. Organizações, líder e gerente.
O PAPEL DO GESTOR NA MOTIVAÇÃO DOS SEUS COLABORADORES
33
Autor/Author: Rosane de Souza Oliveira, Elisete Silva Passos.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Rosane de Souza Oliveira, Elisete Silva Passos.
 
Título
O PAPEL DO GESTOR NA MOTIVAÇÃO DOS SEUS COLABORADORES
 
Resumo/Abstract

Este artigo tem como propósito analisar os aspectos motivadores desempenhados pelo gestor dentro de organizações privadas, avaliando a relação afetiva gestor / colaborador, enfatizando a importância dos colaboradores para o sucesso da instituição e as atividades desenvolvidas pelos gestores para motivar sua equipe. A metodologia utilizada foi a Pesquisa bibliográfica. O estudo verificou que são inúmeras as competências que o gestor deve desenvolver para manter seus colaboradores satisfeitos, atitudes éticas, respeito e lealdade são elementos essenciais que devem prevalecer no ambiente profissional, a cooperação e a confiança devem ser mutua, uma vez que para haver êxito no andamento da instituição é necessário haver cumplicidade entre líder e liderados.

.

.

 



 
Palavras-Chaves/Keywords

Aspectos motivadores. Gestor/ colaborador. Ambiente profissional.

PLANEJAMENTO DE TRIBUTOS FEDERAIS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO AGROPECUÁRIO: ESTUDO DE CASO
42
Autor/Author: João Batista de Jesus Junior, José Rômulo F. Barreto Filho.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
João Batista de Jesus Junior, José Rômulo F. Barreto Filho.
 
Título
 
Resumo/Abstract

O presente trabalho propõe-se a desenvolver uma breve contextualização sobre o tema de planejamento em tributos federais numa empresa do segmento agropecuário. A relevância do tema consiste na tentativa de conscientizar o leitor da existência de procedimentos legais, que possibilitam uma menor geração de tributos no agronégocio. O método escolhido na elaboração da pesquisa foi o estudo de caso, onde o pesquisador utilizou de diversos relatórios contábeis da empresa analisada, para que pudesse alcançar os objetivos propostos. A pesquisa de caráter qualitativo foi adotada por ser considerada a mais adequada tendo em vista a natureza do trabalho, seus objetivos e o contexto da realidade local. A empresa escolhida para análise é de médio porte e atua no comércio atacadista de produtos agropecuários e alimentos para animais de estimação.

 

 



 
Palavras-Chaves/Keywords
Planejamento Tributário, Tributos Federais e Agronegócio.

PLANEJAMENTO COMO FORMA DE REDUÇÃO DO CUSTO DE AQUISIÇÃO E DA CARGA TRIBUTÁRIA DO DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA DO ICMS
61
Autor/Author: Ilma Meneses Rocha; José Rômulo F. Barreto Filho.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Ilma Meneses Rocha; José Rômulo F. Barreto Filho.
 
Título
PLANEJAMENTO COMO FORMA DE REDUÇÃO DO CUSTO DE AQUISIÇÃO E DA CARGA TRIBUTÁRIA DO DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA DO ICMS
 
Resumo/Abstract

O presente artigo foi elaborado com intenção de mostrar a importância da utilização do planejamento como instrumento de gestão, utilizando-se de fundamentação teórica. Esta pesquisa teve o objetivo de contribuir no processo de redução da carga tributária, que através de um estudo de caso, pode demonstrar e comprovar a redução do diferencial de alíquota do ICMS numa indústria de embalagens, situada no estado da Bahia. O estudo foi realizado de acordo com a legislação vigente do tributo escolhido, constatando-se que é possível realizar um planejamento que resulte numa economia tributária e consequentemente financeira.

.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Planejamento, ICMS, Diferencial de alíquota do ICMS.

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: POLÍTICA SOCIAL OU ASSISTENCIALISMO?
85
Autor/Author: Margarida Maria Andréa Jambeiro; Verônica Duarte dos Santos, Inez Maria
Dantas Amor Garrido.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Margarida Maria Andréa Jambeiroa; Verônica Duarte dos Santos, Inez Maria
Dantas Amor Garrido.
 
Título
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: POLÍTICA SOCIAL OU ASSISTENCIALISMO?
 
Resumo/Abstract

O Artigo analisa a atuação do Programa Bolsa Família no Brasil considerando seus fatores históricos, sócio-econômicos, sua operacionalidade na atual conjuntura brasileira. Considera o âmbito das políticas públicas no atendimento ao cidadão e em especial a política da Assistência Social que tem dado passos importantes na construção de um Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e na sedimentação de posturas universalistas, que trabalhem em direção a uma ação pública e não a um processo de sustentação assistencialista. Entender também a Instancia de Controle Social do Programa Bolsa Família, como ferramenta importante de acompanhamento e controle social, além dos serviços socioassistenciais de acompanhamento sistemático das famílias beneficiárias com um foco maior naquelas que não atendem às condicionalidades do Programa. Concluímos que não podemos descartar a importância dos programas de transferência de renda para uma camada da população sem condições de sobrevivência ou que apresentem situações de vulnerabilidade e risco social, mas também enfocamos a importância de que possam ser encontrados caminhos e mecanismos para a autonomia e a criação de oportunidades de desenvolvimento para as famílias beneficiárias.

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords
Programa Bolsa Família. Condicionalidade - programa social. Assistência social.

RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA: A DIMENSÃO HUMANA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
106
Autor/Author:Raimunda Maria da Cunha Ribeiro.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Raimunda Maria da Cunha Ribeiro.
 
Título
RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA: A DIMENSÃO HUMANA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
 
Resumo/Abstract

A qualidade da educação superior está na agenda das discussões sobre o processo de modernização da universidade, juntamente com o conjunto de suas funções sociais, capazes de dar conta das demandas de seu tempo presente. A responsabilidade social universitária, precisa estar visivelmente impressa na missão de cada IES, assumindo o caráter de mediação entre a instituição e o tecido social, seus respectivos desafios e os caminhos de superação de seus problemas mais urgentes. Partindo desse princípio, este artigo se norteou pela seguinte problemática: como vem se constituindo a história da responsabilidade social na universidade brasileira, em paralelo à constituição da história do Estado-nação? Nesse sentido, o objetivo deste texto foi: analisar o entendimento da responsabilidade social na universidade brasileira, nos períodos correspondidos, no Brasil, como Estado Liberal, Social e Democrático de Direito. A metodologia utilizada foi qualitativa, do tipo analítica, tendo como base a pesquisa bibliográfica, adotando também a análise documental, como a técnica de coleta de dados. A responsabilidade social universitária tem como finalidade contribuir com o desenvolvimento sustentável e o melhoramento da sociedade.

.

.

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Educação; universidade; responsabilidade.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR (SST) NAS SUBCONTRATAÇÕES: QUESTÕES ATUAIS
122
Autor/Author:Aline Mendonça de Andrade; Luís Américo Silva Bonfim.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Aline Mendonça de Andrade; Luís Américo Silva Bonfim.
 
Título
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR (SST) NAS SUBCONTRATAÇÕES: QUESTÕES ATUAIS
 
Resumo/Abstract

Este estudo aborda a deterioração das relações de trabalho nas subcontratações, com ênfase na análise da gestão de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST). A questão que direcionou este estudo foi: “Quais instrumentos governamentais e não governamentais visam, atualmente, no Brasil, garantir a Saúde e Segurança do Trabalhador nas subcontratações?”. Para responder tal pergunta foi realizada uma revisão da literatura tanto com pesquisa bibliográfica como eletrônica. Diversas são as propostas sugeridas para reduzir os riscos de doença e acidentes no ambiente de trabalho nos casos de subcontratações. Foram destaques o incremento legal sobre este assunto, a ajuda que empresas prestadoras de serviço necessitam para financiar tal gestão, bem como aprimorar as fiscalizações e incentivar boas práticas de Saúde e Segurança do Trabalho.

.

 

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Subcontratação. Terceirização. Saúde e Segurança do Trabalho.



O LÚDICO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR: CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
133
Autor/Author: Marcela Moura Matos.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Marcela Moura Matos.
 
Título
O LÚDICO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR: CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
 
Resumo/Abstract

O artigo propõe um olhar reflexivo sobre a importância do lúdico na educação infantil, sendo que é nesse contexto que o brincar tem real importância. Abordamos a importância do brincar e suas contribuições no processo de ensino- aprendizagem, pois a brincadeira ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, uma vez que, nesta atividade a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói o seu próprio conhecimento. Para tanto, contamos com a colaboração dos seguintes teóricos: Santos (2007); Vygotsky (1998); Kishimoto (2011); Moyles (2002); RCNEI entre outros. Sendo a Educação Infantil um direito de toda criança, ela deve proporcionar situações de aprendizagens, onde a criança seja respeitada e valorizada. Outro aspecto abordado é a importância do lúdico na formação do educador, o qual é o mediador para a construção do conhecimento. É a partir dessa formação que a prática em sala de aula será transformada, pois o educador terá uma consciência da importância do brincar.

.

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Ludicidade. Educação. Formação.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA: UMA BREVE ELUCIDAÇÃO ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS INOVADORAS QUE A SUSTENTA
143
Autor/Author: Mare Stella Pires do Nascimento, Antonio Carlos Ribeiro da Silva.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Mare Stella Pires do Nascimento, Antonio Carlos Ribeiro da Silva.
 
Título
UNIVERSIDADE CORPORATIVA: UMA BREVE ELUCIDAÇÃO ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS INOVADORAS QUE A SUSTENTA
 
Resumo/Abstract

A temática Universidade Corporativa está sendo debatida não apenas nas corporações, mas também nas Universidades Tradicionais, porque ela faculta a formação de um ambiente de aprendizagem constante, veiculado à gestão do conhecimento atuante, essencial às empresas. Seu propósito é aliar as experiências do profissional no ambiente empresarial aos interesses do contexto no qual ele está inserido. Este artigo pretende apresentar reflexões baseadas em pesquisas bibliográficas, objetivando estabelecer as bases conceituais do que se compreende por Universidade Corporativa e, também, reflete-se acerca da aprendizagem individual e organizacional. Conclui-se que a Universidade Corporativa é um diferencial competitivo para a organização porque legitima seus resultados, por meio de lucros mensuráveis, como também pela produtividade.

   

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Universidade Corporativa. Aprendizagem Individual. Aprendizagem organizacional



O TRABALHO PEDAGÓGICO-EDUCACIONAL EM CLASSE HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO
158
Autor/Author: Mariluce Maria Oliveira dos Santos, Thais Silva Pereira , Maribel Barreto.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Mariluce Maria Oliveira dos Santos, Thais Silva Pereira , Maribel Barreto.
 
Título
O TRABALHO PEDAGÓGICO-EDUCACIONAL EM CLASSE HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO
 
Resumo/Abstract

O presente artigo tem como objetivo entender como acontece o trabalho pedagógico-educacional e as atribuições dos Pedagogos nas Classes hospitalares. Percebe-se que apesar de se ter pouca produção sobre o assunto, a Pedagogia Hospitalar já existe a mais de sessenta anos, sendo de fundamental importância para as crianças hospitalizadas tanto para não perder o vínculo escolar quando para sua recuperação, pois o convívio com professores e outras crianças diminui a ansiedade e a recuperação se torna mais rápida ou até mesmo menos dolorosa. As metodologias escolhidas para o desenvolvimento desse trabalho foram à pesquisa bibliográfica e o estudo de caso.  Constata-se que o professor da classe hospitalar tem um planejamento que pode ser flexibilizado para acolher toda e qualquer criança no ambiente hospitalar, seja ela diretamente na classe hospitalar, no leito, ou até mesmo no isolamento. O embasamento teórico perpassa pelas contribuições de vários autores, tais como: Matos e Mugiatti (2011), Fonseca (2008), Porto (2010), entre outros. Conclui-se que a pedagogia hospitalar parte de uma abordagem sócio-construtivista contemplando o lúdico para desenvolver o lado psicológico do aluno-paciente, dando continuidade ao desenvolvimento pedagógico educacional das crianças, adolescentes ou até mesmo do familiar acompanhante, onde o pedagogo promove uma pratica permeada por valores humanos visando à construção do conhecimento.  

 
Palavras-Chaves/Keywords

Pedagogos. Classes hospitalares. Flexibilizado. Isolamento.



A INFLUÊNCIA DOS TREINAMENTOS COMPORTAMENTAIS CORPORATIVOS NA VIDA PESSOAL: A PERCEPÇÃO DO FUNCIONÁRIO OPERACIONAL
174
Autor/Author: Ana Cristina Brandão Costa, Lídia Santana.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Ana Cristina Brandão Costa, Lídia Santana.
 
Título
A INFLUÊNCIA DOS TREINAMENTOS COMPORTAMENTAIS CORPORATIVOS NA VIDA PESSOAL: A PERCEPÇÃO DO FUNCIONÁRIO OPERACIONAL
 
Resumo/Abstract

Os treinamentos comportamentais são uma ferramenta utilizada pelas empresas para provocar mudanças no comportamento dos funcionários, visando à maximização dos resultados corporativos. Tendo em vista a impossibilidade da separação das dimensões profissional e pessoal do trabalhador, esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação a respeito da percepção do funcionário da área operacional sobre a influência que os treinamentos comportamentais corporativos, exercem na sua vida pessoal.

.

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

organização, treinamento comportamental corporativo, desenvolvimento, conhecimento e consciência.



DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE ACERVO FAMILIAR – GESTÃO DE FRAGMENTOS DE INFORMAÇÃO, NUMA PESQUISA ACADÊMICA
191
Autor/Author: Karina Andréa da Silva Faria.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Karina Andréa da Silva Faria.
 
Título
DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE ACERVO FAMILIAR – GESTÃO DE FRAGMENTOS DE INFORMAÇÃO, NUMA PESQUISA ACADÊMICA
 
-->
Resumo/Abstract

Este artigo descreve os desafios encontrados em pesquisa de doutorado sobre a carreira da atriz Celina Ferreira (localizada entre as décadas de 20 e 60 do século XX), cuja fonte principal de dados é um acervo familiar fragmentado, organizado de modo caseiro. Os documentos, (notas de jornal, fotos, roteiros de programas de rádio, certificados de prêmios e anotações), foi sistematizado, digitalizado e/ou copiado. Aqui, será descrito o tratamento de 175 recortes de jornal referentes às carreiras de Celina Ferreira e Ferreira da Silva (seu marido). Os fragmentos encontrados nesses recortes que, em sua maioria, não possuem referência à data ou ao nome do periódico, serviram como pistas para estudar as companhias itinerantes no Nordeste brasileiro, no início do século XX. Pistas que, aliadas a outras fontes documentais e bibliográficas, formam um leque de possibilidades de interpretação sobre o universo destas companhias, construindo um panorama aberto sobre ele.

.

 

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Teatro Brasileiro; teatro nordestino; revista