PRIMEIRA SEÇÃO |
|
DO PASSADO AO PRESENTE, RUMO AO FUTURO: FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU – HÁ 120 ANOS TRANSFORMANDO GERAÇÕES
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Maria Teresa de Lemos Vilaça, Jurandir de Almeida Araújo |
|
Título
|
DO PASSADO AO PRESENTE, RUMO AO FUTURO: FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU – HÁ 120 ANOS TRANSFORMANDO GERAÇÕES |
|
Resumo/Abstract
|
Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória histórica da Fundação Visconde ,
de Cairu, destacando sua evolução e contribuição ao longo de 120 anos para a educação, a responsabilidade social, o
desenvolvimento regional e a promoção e valorização da diversidade. Para tanto, são abordados o contexto histórico,
político e sociocultural de sua criação, os cursos oferecidos, as ações institucionais voltadas ao impacto social e o
compromisso com valores fundamentais como respeito e inclusão. A análise fundamenta-se em documentos normativos da
instituição e em referencial teórico pertinente e atualizado sobre o tema. Os resultados evidenciam que a Cairu se
consolidou como uma instituição de referência no cenário educacional e social, adaptando-se às transformações históricas
e sociais e mantendo um compromisso constante com a promoção da inclusão, diversidade e do desenvolvimento sustentável
da região.
. |
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Fundação Visconde de Cairu. Trajetória histórica. Responsabilidade social. Inclusão e diversidade.
|
|
|
ENTRE TRADIÇÃO E INOVAÇÃO: 120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU E DUAS DÉCADAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Geisa Arlete do Carmo Santos, Ivã Silva Alakija, Silvia Cristina Passos |
|
Título
|
ENTRE TRADIÇÃO E INOVAÇÃO: 120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU E DUAS DÉCADAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA |
|
Resumo/Abstract
|
As memórias aqui registradas visam revisitar a trajetória do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Visconde de Cairu, entrelaçando histórias e experiências acumuladas ao longo de mais de duas décadas. O objetivo proposto está alicerçado no desenvolvimento do curso, através de suas transformações e das contribuições de professores, estudantes, bem como o impacto na formação de pedagogos/as. Neste artigo teremos uma oportunidade para refletir criticamente sobre os avanços e desafios enfrentados, além da evolução das práticas pedagógicas e curriculares. O estudo revisita marcos importantes na trajetória do curso, destacando conquistas que melhoraram a qualidade da formação e as adaptações às mudanças nas diretrizes educacionais brasileiras, incluindo a incorporação de temas como educação para relações étnico-raciais, educação inclusiva, direitos humanos, língua brasileira de sinais e outros.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Pedagogia. Memórias. Experiências. |
|
|
CENTO E VINTE ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU CELEBRANDO A DIVERSIDADE E PROMOVENDO A INCLUSÃO E A EQUIDADE
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Jurandir de Almeida Araújo |
|
Título
|
CENTO E VINTE ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU CELEBRANDO A DIVERSIDADE E PROMOVENDO A INCLUSÃO E A EQUIDADE. |
|
Resumo/Abstract
|
Este artigo celebra os 120 anos da Fundação Visconde de Cairu e tem como objetivo realizar uma análise abrangente do compromisso da instituição com a diversidade, a inclusão e a promoção da equidade, explorando como esses princípios têm sido incorporados em suas práticas e políticas institucionais. O estudo fundamenta-se na pesquisa documental de abordagem qualitativa, utilizando registros e documentos normativos da instituição em questão. Como resultado, o estudo evidenciou que a FVC tem avançado na promoção da diversidade, inclusão e equidade, fortalecendo um ambiente acadêmico acolhedor e plural. As ações desenvolvidas contribuem para a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente comprometidos.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Educação Superior. Inclusão. Diversidade. Equidade.
|
|
|
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU – 120 ANOS: ARTE, CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICAS ACADÊMICAS INTEGRADORAS – PROJETO: TALENTOS DA CAIRU
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Marialda Pinho |
|
Título
|
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU – 120 ANOS: ARTE, CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICAS ACADÊMICAS INTEGRADORAS – PROJETO: TALENTOS DA CAIRU |
|
Resumo/Abstract
|
Este artigo propõe uma reflexão sobre as práticas acadêmicas integradoras que articulam arte, cultura e extensão universitária, no contexto da celebração dos 120 anos da Fundação Visconde de Cairu. A partir do Projeto Talentos da Cairu, desenvolvido pelo Núcleo de Extensão da instituição, analisa-se como as manifestações artísticas contribuem para a formação integral de estudantes e colaboradores, reforçando o papel da universidade como agente de produção e difusão cultural. Parte-se da compreensão de cultura como direito fundamental e elemento essencial à construção da subjetividade, destacando-se a importância da extensão universitária na democratização do acesso à cultura e na promoção de espaços de expressão, pertencimento e transformação social.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Arte. Cultura. Extensão Universitária. Talentos da Cairu.
|
|
|
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU: 120 ANOS DEPOIS, EU TAMBÉM FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA – REFLEXÕES DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Diogo Magno Rocha Santana |
|
Título
|
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU: 120 ANOS DEPOIS, EU TAMBÉM FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA – REFLEXÕES DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA |
|
Resumo/Abstract
|
Este texto é uma narrativa na qual celebro os 120 anos da Fundação Visconde de Cairu a partir da minha experiência como estudante-ativista com deficiência no curso de Licenciatura em Pedagogia. Compartilho minhas vivências, desafios e conquistas em diferentes momentos de protagonismo estudantil, evidenciando o compromisso da instituição com a inclusão, a diversidade e a justiça social. Mais do que narrar minha trajetória pessoal e acadêmica, este texto constitui um testemunho de pertencimento e reconhecimento a uma faculdade que, ao formar profissionais comprometidos com a equidade e a humanidade, transforma não apenas o mercado de trabalho, mas também a sociedade.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Acolhimento. Diversidade. Graduação. Pertencimento.
|
|
|
|
|
SEGUNDA SEÇÃO |
|
CENTRO DE MEMÓRIA DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU: HISTÓRIA, TRADIÇÃO E COMPROMISSO COM O SABER NA BAHIA
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Prof. Dr. João Carlos Silveira Dannemann |
|
Título
|
CENTRO DE MEMÓRIA DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU: HISTÓRIA, TRADIÇÃO E COMPROMISSO COM O SABER NA BAHIA |
|
|
|
120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Ramiro Lubián Carbalhal |
|
Título
|
120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU |
|
|
|
MINHA RELAÇÃO PESSOAL COM A FACULDADE VISCONDE DE CAIRU.
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Sérvio Túlio dos Santos de Moura |
|
Título
|
MINHA RELAÇÃO PESSOAL COM A FACULDADE VISCONDE DE CAIRU. |
|
|
|
DO INÍCIO DE UM SONHO À CONSOLIDAÇÃO DE UM PROPÓSITO: A TRAJETÓRIA DO CURSO DE DIREITO DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Fernando José da Hora Lopes |
|
Título
|
DO INÍCIO DE UM SONHO À CONSOLIDAÇÃO DE UM PROPÓSITO: A TRAJETÓRIA DO CURSO DE DIREITO DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU |
|
|
|
MINHA CONVIVÊNCIA COM A FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Inez Maria Dantas Amor Garrido. |
|
Título
|
MINHA CONVIVÊNCIA COM A FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU |
|
|
|
JURO QUE VIVI
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Antônio Carrera Trigo |
|
Título
|
JURO QUE VIVI |
|
|
|
RELATO PARA A REVISTA CAIRU 120 ANOS - CAIRU EM REVISTA
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Profa. Me. Angela A. Ribeiro
|
|
Título
|
RELATO PARA A REVISTA CAIRU 120 ANOS - CAIRU EM REVISTA |
|
|
|
MINHA TRAJETÓRIA DOCENTE: ENTRE A FORMAÇÃO E O COMPROMISSO SOCIAL
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Geisa Arlete do Carmo Santos |
|
Título
|
MINHA TRAJETÓRIA DOCENTE: ENTRE A FORMAÇÃO E O COMPROMISSO SOCIAL |
|
|
|
RELATO SOBRE MINHA RELAÇÃO COM A FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
|
|
 |
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Doralice da Silva Ribeiro |
|
Título
|
RELATO SOBRE MINHA RELAÇÃO COM A FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU |
|
|
|
ENTRE SABERES E ESPERANÇAS: DUAS DÉCADAS DE DOCÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU - RELATO DE TRAJETÓRIA DOCENTE DE 2005 A 2025 |
|
|
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Silvia Cristina Passos |
|
Título
|
ENTRE SABERES E ESPERANÇAS: DUAS DÉCADAS DE DOCÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU - RELATO DE TRAJETÓRIA DOCENTE DE 2005 A 2025 |
|
|
|
120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Simone Sales de Souza |
|
Título
|
120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU |
|
|
|
MINHA TRAJETÓRIA NA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU.
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
 |
 |
Marisete Soares de Jesus |
|
Título
|
MINHA TRAJETÓRIA NA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU |
|
|
|
|