Revista - Nº 28 - Ano 14 - Out 2025 - Número Especial Comemorativo 120 anos da Fundação Visconde de Cairu.

QUALIS CAPES: B3 - Ensino, Educação, Interdisciplinar, Linguística e Literatura e Ciência da Computação.
PRIMEIRA SEÇÃO
 
DO PASSADO AO PRESENTE, RUMO AO FUTURO: FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU – HÁ 120 ANOS TRANSFORMANDO GERAÇÕES

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Maria Teresa de Lemos Vilaça, Jurandir de Almeida Araújo
 
Título
DO PASSADO AO PRESENTE, RUMO AO FUTURO: FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU – HÁ 120 ANOS TRANSFORMANDO GERAÇÕES
 
Resumo/Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória histórica da Fundação Visconde , de Cairu, destacando sua evolução e contribuição ao longo de 120 anos para a educação, a responsabilidade social, o desenvolvimento regional e a promoção e valorização da diversidade. Para tanto, são abordados o contexto histórico, político e sociocultural de sua criação, os cursos oferecidos, as ações institucionais voltadas ao impacto social e o compromisso com valores fundamentais como respeito e inclusão. A análise fundamenta-se em documentos normativos da instituição e em referencial teórico pertinente e atualizado sobre o tema. Os resultados evidenciam que a Cairu se consolidou como uma instituição de referência no cenário educacional e social, adaptando-se às transformações históricas e sociais e mantendo um compromisso constante com a promoção da inclusão, diversidade e do desenvolvimento sustentável da região.

.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Fundação Visconde de Cairu. Trajetória histórica. Responsabilidade social. Inclusão e diversidade.



ENTRE TRADIÇÃO E INOVAÇÃO: 120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU E DUAS DÉCADAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Geisa Arlete do Carmo Santos, Ivã Silva Alakija, Silvia Cristina Passos
 
Título
ENTRE TRADIÇÃO E INOVAÇÃO: 120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU E DUAS DÉCADAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
 
Resumo/Abstract

As memórias aqui registradas visam revisitar a trajetória do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Visconde de Cairu, entrelaçando histórias e experiências acumuladas ao longo de mais de duas décadas. O objetivo proposto está alicerçado no desenvolvimento do curso, através de suas transformações e das contribuições de professores, estudantes, bem como o impacto na formação de pedagogos/as. Neste artigo teremos uma oportunidade para refletir criticamente sobre os avanços e desafios enfrentados, além da evolução das práticas pedagógicas e curriculares. O estudo revisita marcos importantes na trajetória do curso, destacando conquistas que melhoraram a qualidade da formação e as adaptações às mudanças nas diretrizes educacionais brasileiras, incluindo a incorporação de temas como educação para relações étnico-raciais, educação inclusiva, direitos humanos, língua brasileira de sinais e outros.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Pedagogia. Memórias. Experiências.
CENTO E VINTE ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU CELEBRANDO A DIVERSIDADE E PROMOVENDO A INCLUSÃO E A EQUIDADE

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Jurandir de Almeida Araújo
 
Título
CENTO E VINTE ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU CELEBRANDO A DIVERSIDADE E PROMOVENDO A INCLUSÃO E A EQUIDADE.
 
Resumo/Abstract

Este artigo celebra os 120 anos da Fundação Visconde de Cairu e tem como objetivo realizar uma análise abrangente do compromisso da instituição com a diversidade, a inclusão e a promoção da equidade, explorando como esses princípios têm sido incorporados em suas práticas e políticas institucionais. O estudo fundamenta-se na pesquisa documental de abordagem qualitativa, utilizando registros e documentos normativos da instituição em questão. Como resultado, o estudo evidenciou que a FVC tem avançado na promoção da diversidade, inclusão e equidade, fortalecendo um ambiente acadêmico acolhedor e plural. As ações desenvolvidas contribuem para a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente comprometidos.



 
Palavras-Chaves/Keywords

Educação Superior. Inclusão. Diversidade. Equidade.



FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU – 120 ANOS: ARTE, CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICAS ACADÊMICAS INTEGRADORAS – PROJETO: TALENTOS DA CAIRU

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Marialda Pinho
 
Título
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU – 120 ANOS: ARTE, CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICAS ACADÊMICAS INTEGRADORAS – PROJETO: TALENTOS DA CAIRU
 
Resumo/Abstract

Este artigo propõe uma reflexão sobre as práticas acadêmicas integradoras que articulam arte, cultura e extensão universitária, no contexto da celebração dos 120 anos da Fundação Visconde de Cairu. A partir do Projeto Talentos da Cairu, desenvolvido pelo Núcleo de Extensão da instituição, analisa-se como as manifestações artísticas contribuem para a formação integral de estudantes e colaboradores, reforçando o papel da universidade como agente de produção e difusão cultural. Parte-se da compreensão de cultura como direito fundamental e elemento essencial à construção da subjetividade, destacando-se a importância da extensão universitária na democratização do acesso à cultura e na promoção de espaços de expressão, pertencimento e transformação social.

 



 
Palavras-Chaves/Keywords
Arte. Cultura. Extensão Universitária. Talentos da Cairu.
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU: 120 ANOS DEPOIS, EU TAMBÉM FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA – REFLEXÕES DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Diogo Magno Rocha Santana
 
Título
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU: 120 ANOS DEPOIS, EU TAMBÉM FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA – REFLEXÕES DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA
 
Resumo/Abstract

Este texto é uma narrativa na qual celebro os 120 anos da Fundação Visconde de Cairu a partir da minha experiência como estudante-ativista com deficiência no curso de Licenciatura em Pedagogia. Compartilho minhas vivências, desafios e conquistas em diferentes momentos de protagonismo estudantil, evidenciando o compromisso da instituição com a inclusão, a diversidade e a justiça social. Mais do que narrar minha trajetória pessoal e acadêmica, este texto constitui um testemunho de pertencimento e reconhecimento a uma faculdade que, ao formar profissionais comprometidos com a equidade e a humanidade, transforma não apenas o mercado de trabalho, mas também a sociedade.


 
Palavras-Chaves/Keywords
Acolhimento. Diversidade. Graduação. Pertencimento.

 
 
SEGUNDA SEÇÃO
 
CENTRO DE MEMÓRIA DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU: HISTÓRIA, TRADIÇÃO E COMPROMISSO COM O SABER NA BAHIA

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Prof. Dr. João Carlos Silveira Dannemann
 
Título
CENTRO DE MEMÓRIA DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU: HISTÓRIA, TRADIÇÃO E COMPROMISSO COM O SABER NA BAHIA
 
120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Ramiro Lubián Carbalhal
 
Título
120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
 
MINHA RELAÇÃO PESSOAL COM A FACULDADE VISCONDE DE CAIRU.

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Sérvio Túlio dos Santos de Moura
 
Título
MINHA RELAÇÃO PESSOAL COM A FACULDADE VISCONDE DE CAIRU.
 
DO INÍCIO DE UM SONHO À CONSOLIDAÇÃO DE UM PROPÓSITO: A TRAJETÓRIA DO CURSO DE DIREITO DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Fernando José da Hora Lopes
 
Título
DO INÍCIO DE UM SONHO À CONSOLIDAÇÃO DE UM PROPÓSITO: A TRAJETÓRIA DO CURSO DE DIREITO DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
 
MINHA CONVIVÊNCIA COM A FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Inez Maria Dantas Amor Garrido.
 
Título
MINHA CONVIVÊNCIA COM A FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
 
JURO QUE VIVI

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Antônio Carrera Trigo
 
Título
JURO QUE VIVI
 
RELATO PARA A REVISTA CAIRU 120 ANOS - CAIRU EM REVISTA

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Profa. Me. Angela A. Ribeiro
 
Título
RELATO PARA A REVISTA CAIRU 120 ANOS - CAIRU EM REVISTA
 
MINHA TRAJETÓRIA DOCENTE: ENTRE A FORMAÇÃO E O COMPROMISSO SOCIAL

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Geisa Arlete do Carmo Santos
 
Título
MINHA TRAJETÓRIA DOCENTE: ENTRE A FORMAÇÃO E O COMPROMISSO SOCIAL
 
RELATO SOBRE MINHA RELAÇÃO COM A FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Doralice da Silva Ribeiro
 
Título
RELATO SOBRE MINHA RELAÇÃO COM A FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
 
ENTRE SABERES E ESPERANÇAS: DUAS DÉCADAS DE DOCÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU - RELATO DE TRAJETÓRIA DOCENTE DE 2005 A 2025

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Silvia Cristina Passos
 
Título
ENTRE SABERES E ESPERANÇAS: DUAS DÉCADAS DE DOCÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU - RELATO DE TRAJETÓRIA DOCENTE DE 2005 A 2025
 
120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Simone Sales de Souza
 
Título
120 ANOS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
 
MINHA TRAJETÓRIA NA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU.

 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Marisete Soares de Jesus
 
Título
MINHA TRAJETÓRIA NA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU