Revista - Nº 11 - Ano 7 - Dez 2018

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O USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS PARA O APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO COM JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
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Autor/Author: Elisabela Santos Brito, Karine Pereira Luz, Leandro dos Santos Gonzalez.
 
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Elisabela Santos Brito, Karine Pereira Luz, Leandro dos Santos Gonzalez.
 
Título
O USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS PARA O APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO COM JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
 
Resumo/Abstract

Este estudo buscou proporcionar o primeiro contato de adolescentes com a lógica de programação de forma lúdica e atrativa, o qual pôde auxiliar no processo de ensino-aprendizagem tendo como base que está temática é importante para desenvolver o conhecimento do aluno em fase escolar, assim como, para os que desejam seguir carreira profissional na área de tecnologia da informação. O objetivo deste trabalho consistiu em identificar os impactos causados pela aplicação de uma nova metodologia no ensino da lógica de programação para alunos do ensino fundamental II. Para tanto, foi utilizado o Scratch, um software que utiliza blocos lógicos e itens de som e imagem para a construção de aplicativos. Os exercícios de aprendizagem focaram nos conceitos básicos de programação. Sobre a metodologia, este projeto realizou um estudo de caso com duas turmas de alunos cursando o ensino fundamental II, matriculados na escola pública, Escola Municipal Professora Irene De Andrade Assis, situada no município de Alagoinhas no estado da Bahia. Tais grupos representaram as amostras de coleta/análise. Um grupo teve contato com os assuntos de maneira formal e o outro de forma lúdica. Por meio de questionário, aulas expositivas e avaliação escrita realizou-se o projeto. Após a aplicação dessa pesquisa, concluiu-se que as ferramentas auxiliam na captação de atenção e no processo de ensino e aprendizagem, mostrando-se grandes aliadas dos alunos e professores, fornecendo, assim, aulas mais dinâmicas e produtivas, tornando os estudantes mais participativos e interessados pela temática abordada.

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Palavras-Chaves/Keywords

Lógica de programação. Metodologia. Ludicidade. Aprendizado. Escola Pública.

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AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO AÇÃO SIGNIFICATIVA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I
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Autor/Author: Prisciliana Fernandes Pantoja, Silmara Pires da Encarnação Freitas, Gidélia Alencar da Silva.
 
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Prisciliana Fernandes Pantoja, Silmara Pires da Encarnação Freitas, Gidélia Alencar da Silva.
 
Título
AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO AÇÃO SIGNIFICATIVA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I
 
Resumo/Abstract

A principal finalidade deste artigo é fomentar a prática da avaliação formativa como ação significativa do processo de aprendizagem no ensino fundamental I. Propõe-se a compreensão que visa: entender a avaliação formativa, sua história, contribuições e desafios; descrever o processo de mediação do professor frente o processo avaliativo e exemplificar a prática da avaliação formativa no ensino fundamental I através de pesquisa em uma escola Municipal de Salvador. No intuito de promover a valorização e incentivo à aplicação da avaliação formativa, evidenciar sua relevância para regular aprendizagens ao longo do processo de ensino aprendizagem, ratificando seus benefícios ao aluno, para o docente, por permitir reavaliar e aperfeiçoar sua prática e à gestão escolar, que poderá através da promoção desta, alcançar as expectativas dos resultados ao longo do ano letivo. Para realização da pesquisa foi feito um estudo de cunho qualitativo para a percepção da essencialidade desta avaliação, uma pesquisa de campo e questionário que proporcionaram através da coleta de dados em uma escola municipal de Salvador a compreensão de como a avaliação formativa vem sendo aplicada no ensino fundamental I, avaliando com dados consistentes as contribuições desta para o processo ensino-aprendizagem. Conclui-se que a avaliação formativa é um instrumento eficaz na formação do educando corroborando de maneira indispensável para o processo de aprendizagem no ensino fundamental I.

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Palavras-Chaves/Keywords
Avaliação formativa. Ação significativa. Instrumento. Processo.  Aprendizagem.
O ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NO POLO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EM TOMÉ-AÇU, PARÁ, BRASIL.
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Autor/Author: Rodrigo Fraga Garvão, Ana Paula de Andrade Sardinha, Liliane Ferreira do Rosário, Marciele Lima da Costa, Rafael Lima da Silva
 
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Rodrigo Fraga Garvão, Ana Paula de Andrade Sardinha, Liliane Ferreira do Rosário, Marciele Lima da Costa, Rafael Lima da Silva
 
Título
O ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NO POLO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EM TOMÉ-AÇU, PARÁ, BRASIL.
 
Resumo/Abstract

Este trabalho visa cooperar para o entendimento das vantagens provenientes da aplicação de ações de endomarketing dentro de uma renomada instituição de ensino superior no Estado do Pará, Brasil. O endomarketing somado ao marketing educacional utilizado por instituições de ensino, no caso deste trabalho, a Universidade Federal do Pará (UFPA), busca contribuir para a construção de instituições de ensino que objetivam a missão de ensinar também um novo jeito de administrar pessoas, conhecimento, habilidades, desempenho de funções. Com isso, o presente estudo espera somar para a conscientização principalmente dos gestores das organizações como é relevante entender, conhecer e motivar seus clientes internos com o intuito de que isto reflita de forma positiva diante de seus clientes externos.

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Palavras-Chaves/Keywords

Endomarketing, Educação, Universidade.



A APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL COMO MECANISMO DE GESTÃO NA TOMADA DE DECISÃO NA MICRO E PEQUENA EMPRESA, DO RAMO DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE SALVADOR/BA
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Autor/Author: Marcos Antonio Rosa Oliveira
 
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Marcos Antonio Rosa Oliveira
 
Título
A APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL COMO MECANISMO DE GESTÃO NA TOMADA DE DECISÃO NA MICRO E PEQUENA EMPRESA, DO RAMO DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE SALVADOR/BA
 
Resumo/Abstract

Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância da contabilidade gerencial no processo decisório nas micro e pequenas empresas do ramo de supermercados em Salvador – Ba. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando o questionário como uma ferramenta para coleta de informações em vinte empresas de bairros distintos desta cidade, essas empresas são o grande motor da nossa economia e estão cada vez mais inseridas no ambiente dos negócios, elas tem papel fundamental movimentando volume considerável de recursos financeiros e mantendo expressiva quantidade de pessoas ocupadas. No entanto na maioria apresentam um período de vida curto causado pelo gerenciamento inadequado dos proprietários, e sem utilização de nenhum tipo de controle gerencial, à contabilidade gerencial através de varias práticas na gestão das pequenas empresas, possibilita o alcance das metas organizacionais buscando potencializar os recursos utilizados, atendendo como um todo a fazer seu negócio a estar amplamente competitivo. Buscou-se então verificar o uso e a importância de práticas de contabilidade gerencial na gestão das empresas e seu papel fundamental na tomada de decisões demonstrando um elemento diferencial no equilíbrio das decisões e garantidor da sua sobrevivência. Após analise dos resultados constatou-se uso de informações gerenciais nas ações tomadas pelo gestor ao enfrentar as diversas dificuldades na direção do negócio, e os dados fornecidos pela contabilidade são utilizados com o objetivo de decidir equilibradamente as ações que serão colocadas em prática.

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Palavras-Chaves/Keywords
Micro e pequena empresa, Contabilidade gerencial, Tomada de decisão.