Revista - Nº 27 - Ano 14 - Jan/Jul 2025

. QUALIS CAPES: B3 - Ensino, Educação, Interdisciplinar, Linguística e Literatura e Ciência da Computação.

  CONSELHO EDITORIAL

  CONSELHO CONSULTIVO

  EDITORIAL

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL: ESPAÇOS DE JUSTIÇA SOCIOEDUCACIONAL NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.
05
Autor/Author: Iris Alves Correa, Raquel Alves Sobrinho
 
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Iris Alves Correa, Raquel Alves Sobrinho
 
Título
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL: ESPAÇOS DE JUSTIÇA SOCIOEDUCACIONAL NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.
 
Resumo/Abstract

O presente estudo tem como objetivo analisar a atuação do pedagogo em Organizações da Sociedade Civil (OSC) como espaços de aprendizagem e desenvolvimento, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica e entrevista, articulando referências teóricas sobre educação não formal, justiça social, desenvolvimento infantil e políticas públicas. O artigo destaca a importância das OSC na promoção de direitos e no fortalecimento de vínculos comunitários, sobretudo em territórios marcados pela ausência do Estado. Como resultado, identifica-se a atuação do pedagogo nesses espaços como essencial e multifacetada, envolvendo mediação de saberes, escuta ativa, construção de vínculos e desenvolvimento de projetos de vida. O estudo apresenta a experiência do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), localizado em Maceió-AL, como exemplo prático de atuação interdisciplinar no combate à desnutrição infantil, evidenciando a integração entre cuidado e educação na primeira infância. Conclui-se que o pedagogo, ao atuar em OSC, contribui significativamente para a inclusão social, a efetivação dos direitos humanos e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 2 (Fome Zero) e 4 (Educação de Qualidade). A pesquisa reforça a necessidade de valorização da prática pedagógica em espaços não escolares, reconhecendo seu caráter político, formativo e transformador.

 
Palavras-Chaves/Keywords

OSC. Atuação do pedagogo. Justiça Social. Políticas Públicas.



AS CONCEPÇÕES DE PAULO FREIRE EM CONTEXTO ATUAIS: UM OLHAR SOBRE ALGUMAS OBRAS FREIRIANAS
15
Autor/Author: Mario Marcos Lopes
 
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Mario Marcos Lopes
 
Título
AS CONCEPÇÕES DE PAULO FREIRE EM CONTEXTO ATUAIS: UM OLHAR SOBRE ALGUMAS OBRAS FREIRIANAS
 
Resumo/Abstract

Este artigo busca analisar a pedagogia crítica e emancipatória de Paulo Freire, considerando suas contribuições para a educação na sociedade contemporânea, especialmente diante das desigualdades sociais e da digitalização das relações de ensino-aprendizagem. O estudo tem como objetivo principal investigar como os conceitos centrais de Freire podem ser aplicados na educação atual, com ênfase nas interações entre educação e tecnologia, gestão democrática, educação intercultural e outros. O trabalho aborda também as críticas e adaptações feitas por Freire, especialmente sobre questões de gênero e raça, e discute como a cultura digital impacta as práticas pedagógicas. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica, com base em textos de Freire, bell hooks e outros estudiosos, buscando refletir sobre as implicações e desafios das práticas pedagógicas freireanas no contexto contemporâneo.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Freire. Pedagogia crítica. Educação. Contemporaniedade.
BANCO IMOBILIÁRIO DA GENTE, PORQUE FOI A GENTE QUE FEZ”: ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM AULAS DE MATEMÁTICA PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
32
Autor/Author: Elisângela Aparecida Carvalho Cardoso, Matheus Wisdom Pedro de Jesus
 
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Elisângela Aparecida Carvalho Cardoso, Matheus Wisdom Pedro de Jesus
 
Título
BANCO IMOBILIÁRIO DA GENTE, PORQUE FOI A GENTE QUE FEZ”: ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM AULAS DE MATEMÁTICA PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
 
Resumo/Abstract

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com jovens com deficiência intelectual em atividades de matemática a partir da condução docente através da escuta em sala de aula. Trata-se de um estudo de caso oriundo em um centro especializado da cidade de Salvador – Bahia que atende crianças e jovens com deficiência intelectual e múltipla. O relato apresenta a elaboração gradativa do “Banco Imobiliário da Gente”, um recurso pedagógico idealizado pelos próprios discentes a partir de suas vivências na cidade soteropolitana. Dialoga, sobretudo, sobre como a percepção docente da realidade dos discentes é necessária para a condução de uma aprendizagem significativa dentro de um processo pedagógico exitoso. Os resultados direcionam a pensar outras formas de estratégias de ensino em aulas de matemática de modo interdisciplinar onde possam ser observados aspectos característicos de outros componentes curriculares tendo como eixo base o pensamento lógico-matemático.

 



 
Palavras-Chaves/Keywords

Matemática. Estratégias. Ensino. Deficiência Intelectual.



CONVERGÊNCIAS ENTRE AS TEORIAS DE AUSUBEL, VYGOTSKY E VERGNAUD
52
Autor/Author: Celso Barreto da Silva, Fabio Fonseca Barbosa Gomes, Anildo Nascimento Mattos, José Vicente Cardoso Santos
 
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Celso Barreto da Silva, Fabio Fonseca Barbosa Gomes, Anildo Nascimento Mattos, José Vicente Cardoso Santos
 
Título
CONVERGÊNCIAS ENTRE AS TEORIAS DE AUSUBEL, VYGOTSKY E VERGNAUD
 
Resumo/Abstract

Atualmente, existem diversos autores que abordam a Educação de maneiras diversas, portanto este trabalho tem como principal objetivo trazer grandes autores da área pedagógica (David Ausubel, Lev Vygotsky e Gérard Vergnaud), com o objetivo geral de compreender a construção do conhecimento, a relevância da interação social e sua aplicação na prática educacional. Os objetivos específicos visam: a) identificar pontos comuns na construção do conhecimento, b) analisar a concepção da interação social nas teorias e c) explorar as possíveis aplicações para desenvolver metodologias educacionais mais eficazes. A metodologia empregada envolve uma revisão bibliográfica abrangente, abarcando livros, artigos científicos e outros documentos relevantes que discutem as teorias de Ausubel, Vygotsky e Vergnaud. A análise comparativa das teorias destaca tanto pontos de convergência quanto divergência, proporcionando uma compreensão aprofundada das nuances entre esses importantes pensadores. A discussão das implicações das convergências para a prática educacional visa fornecer informações para educadores e pesquisadores da área pedagógica e afins, destacando como essas teorias podem ser aplicadas de maneira integrada em ambientes de ensino. Como resultados identificados, observa-se uma visão abrangente da aprendizagem humana, reconhecendo-a como um processo ativo, social e mediador.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Construção do Conhecimento. Interação Social na Aprendizagem. Prática Educacional.
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
66
Autor/Author:Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos
 
Autor/Author
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Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos
 
Título
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
 
Resumo/Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a inter-relação entre educação e comunicação, considerando sua relevância para a constituição de práticas pedagógicas críticas e colaborativas. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem bibliográfica, fundamenta-se em autores que discutem a comunicação como processo formativo e estruturante da aprendizagem. A investigação examina como a comunicação, quando orientada por princípios éticos e dialógicos, potencializa a construção coletiva do conhecimento, ao mesmo tempo em que a educação, ao se valer de dispositivos comunicacionais, adquire maior capacidade de mediação entre sujeitos e saberes. No contexto das tecnologias digitais, os resultados indicam que, embora haja desafios relacionados à superficialidade das interações e à fragmentação do discurso, também emergem possibilidades transformadoras por meio de estratégias comunicativas centradas no pensamento crítico e na inclusão. Conclui-se que a articulação entre educação e comunicação não deve ser tratada como mera complementaridade, mas como eixo estruturante de uma prática educativa que valoriza a escuta, o diálogo e a produção ativa de sentidos, contribuindo, assim, para a formação de sujeitos mais conscientes, críticos e participativos nas dinâmicas sociais contemporâneas.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Educação. Comunicação. Aprendizado. Tecnologia educacional. Pensamento crítico.
INTEGRAÇÃO DA FARMACOLOGIA, NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E COMPORTAMENTAL NA APRENDIZAGEM
98
Autor/Author:Thais Vieira Góis dos Santos
 
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Thais Vieira Góis dos Santos1
 
Título
INTEGRAÇÃO DA FARMACOLOGIA, NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E COMPORTAMENTAL NA APRENDIZAGEM
 
Resumo/Abstract

O propósito principal deste debate é examinar as possibilidades da articulação entre farmacologia, neuropsicopedagogia e educação enquanto abordagens interdisciplinares, visando a promoção do desenvolvimento cognitivo e comportamental dos estudantes no ambiente educacional. Considerando a variedade de necessidades e habilidades dos estudantes, emerge a questão central: de que forma as intervenções farmacológicas podem ser aliadas às estratégias neuropsicopedagógicas visando uma combinação integrada que potencialize o aprendizado dos alunos e otimize seu rendimento acadêmico e social? Para realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a integração da farmacologia, neuropsicopedagogia e educação, foi utilizada a metodologia de Lakatos e Marconi (2003), que envolve uma busca sistemática em bases de dados. As contribuições deste estudo enfatizam a relevância de uma abordagem holística na prática pedagógica, na qual os educadores exercem um papel fundamental na adoção de práticas integradoras.


 
Palavras-Chaves/Keywords
Farmacologia. Neuropsicopedagogia. Educação. Interdisciplinaridade. Aprendizagem.
INTEGRAÇÃO DO TPACK E SIMULADORES PHET PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: COR E LUZ NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA -RORAIMA
114
Autor/Author:Eliseane Cardoso Moura, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Régia Chacon Pessoa de Lima
 
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Eliseane Cardoso Moura, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Régia Chacon Pessoa de Lima
 
Título
INTEGRAÇÃO DO TPACK E SIMULADORES PHET PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: COR E LUZ NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA -RORAIMA
 
Resumo/Abstract

Este artigo é um recorte da Dissertação no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática que investigou a integração do modelo TPACK, que une Tecnologia, Pedagogia e Conhecimento de Conteúdo, com a plataforma PhET de simulações interativas para o Ensino de Ciências. Os conceitos de cor e luz foram o foco dessa investigação, aplicados em uma proposta pedagógica para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular de Roraima (DCRR). O objetivo geral foi analisar como a integração entre o modelo TPACK e os simuladores PhET pode apoiar o ensino dos conceitos de cor e luz no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada deu-se por meio de oficina de simulações de 20h planejada e aplicada à professora titular e aos estudantes que fizeram parte da pesquisa por meio de uma abordagem qualitativa. As evidências demonstraram que a integração entre o TPACK e o PhET no Ensino de Ciências foram validados pela professora e alunos durante a Oficina de Simulações e o Produto Educacional. A pesquisa acrescentou o enriquecimento para a formação científica da professora e dos alunos do sexto ano, que atuaram como multiplicadores do que foi abordado na oficina, contribuindo para o aprendizado sobre cor e luz, utilizando-se do modelo TPACK e simuladores PhET embasando-se nos princípios teóricos do Construcioniso de Papert, o que demonstrou segundo a experiência da professora e alunos, um facilitador para melhoria no entedimento dos conceitos sobre Cor e Luz.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Simulações interativas. Tecnologias digitais educacionais. Ensino
METODOLOGIA ATIVA NA PRÁTICA EM SALA DE AULA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
125
Autor/Author:Romário da Silva Santos1
 
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Romário da Silva Santos
 
Título
METODOLOGIA ATIVA NA PRÁTICA EM SALA DE AULA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
 
Resumo/Abstract

O presente trabalho retrata uma experiência de aplicação da metodologia ativa através de projetos durante o ensino remoto no contexto da pandemia do novo Coronavírus durante o primeiro bimestre de 2021 na escola E. E. M. Manoel Senhor de Melo Filho com alunos das turmas de 2º e 3º ano. Trata-se de uma observação participante, na qual buscou-se aplicar tal metodologia e observar seus resultados na prática do ensino e aprendizagem. Ao analisar como os projetos de desenvolveram em cada turma, observou-se a necessidade de adaptação tanto dos professores como também dos alunos aos novos métodos e também a aplicação de outras metodologias podem ser melhor adaptadas a realidade de cada turma, pois o ensino tradicional tem se mostrado ultrapassado e ineficaz durante as aulas remotas.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Metodologia Ativa. Educação. Sociologia. Ensino Remoto.
O ESTÁGIO COMO VETOR DE QUALIFICAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: EVIDÊNCIAS, TENDÊNCIAS E RECOMENDAÇÕES: 2020–2025
135
Autor/Author:Cevaldo S. e Santos
 
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>Cevaldo S. e Santos
 
Título
O ESTÁGIO COMO VETOR DE QUALIFICAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: EVIDÊNCIAS, TENDÊNCIAS E RECOMENDAÇÕES: 2020–2025
 
Resumo/Abstract

Este estudo analisa o estágio como um eixo estruturante na formação de profissionais da educação técnica e superior entre os anos de 2020 e 2025. Compreendido como um elo entre os saberes acadêmicos e a prática profissional, o estágio ganha relevo em um cenário marcado por inovações tecnológicas, transformações sociolaborais e impactos da pandemia de COVID-19. A pesquisa, fundamentada em revisão sistemática da literatura e documentos institucionais, identifica impactos formativos, benefícios mútuos para as instituições envolvidas e desafios para a sua efetividade. Os achados revelam que o estágio, quando bem estruturado e acompanhado, contribui decisivamente para o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, para a inserção laboral qualificada e para a formação cidadã comprometida com a inovação e a justiça social.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Formação profissional; Estágio supervisionado; Competências técnicas; Competências socioemocionais; Inserção no mercado de trabalho.
O USO DA TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
143
Autor/Author:Idarai Santos de Santana
 
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Idarai Santos de Santana
 
Título
O USO DA TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
 
Resumo/Abstract

A matemática deve ser vinculada a uma condução prática e de fácil acesso a discentes, principalmente os vinculados à educação pública, a utilização de recursos variados na efetivação de saberes deve ser vislumbrada enquanto necessária. O presente artigo possui como objetivo geral a verificação da aplicabilidade pedagógica da Torre de Hanói no cerne da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem como metodologia a revisão bibliográfica baseada no método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses) compreendendo as etapas de Identificação, Triagem, Elegibilidade e Inclusão. Conclui-se que o emprego da Torre de Hanói no cerne do EJA propicia a efetivação da matemática por meios lúdicos e diversos, não vinculando-se somente ao tradicionalismo pedagógico.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Educação. Matemática. Estudantes.
PEDAGOGIA DO TERREIRO: CONEXÕES E DIÁLOGOS DO ILE AXÉ ETOMIN EWA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
156
Autor/Author:Jupira Alves Ribeiro Amorim, Elisete Santana da Cruz FrançA
 
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Jupira Alves Ribeiro Amorim, Elisete Santana da Cruz França
 
Título
PEDAGOGIA DO TERREIRO: CONEXÕES E DIÁLOGOS DO ILE AXÉ ETOMIN EWA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
 
Resumo/Abstract

O objetivo deste estudo é analisar a Pedagogia do Terreiro e como ela pode contribuir para a valorização e o respeito às religiões de matrizes africanas no contexto escolar, a partir dos princípios educativos do Terreiro Ilê Axé Etomin Ewa. A pesquisa adota uma abordagem de tipo etnográfica como método de investigação. O estudo revelou que, assim como na escola, no terreiro o aprendizado ocorre de forma gradual e holística, promovendo uma compreensão mais profunda e integrada. A pesquisa também aponta que a inclusão das reflexões sobre o Candomblé no currículo escolar enriquece o processo educativo, oferecendo uma visão mais ampla das raízes culturais e históricas da sociedade brasileira, e que, ao tratar todas as religiões com equidade, as escolas criam um ambiente de respeito e valorização, onde todos os estudantes, independentemente de sua religião, se sentem acolhidos e respeitados.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Candomblé. Educação Decolonial. Intolerância Religiosa. Resistência Cultural. Pedagogia de Terreiro..
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EXTENSÃO A DISCIPLINA DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES EM 2023
170
Autor/Author:Celso Barreto da Silva, Fabio Fonseca Barbosa Gomes
 
Autor/Author
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Celso Barreto da Silva, Fabio Fonseca Barbosa Gomes
 
Título
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EXTENSÃO A DISCIPLINA DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES EM 2023
 
Resumo/Abstract

Este artigo apresenta uma abordagem adotada na disciplina de Arquitetura de Computadores, oferecida no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade de Ensino a Distância (EaD) da Faculdade Visconde de Cairu. A proposta pedagógica da disciplina proporcionou aos estudantes uma compreensão teórica e prática sobre o funcionamento dos computadores e seu papel na sociedade contemporânea. Inspirada nas ideias de Freire (1996), a metodologia busca superar práticas tradicionais de avaliação, incentivando a aprendizagem significativa e colaborativa. Nesse contexto, o professor atua como mediador, estimulando a criatividade, autonomia e o espírito empreendedor dos alunos. Como parte das atividades, os discentes realizam um trabalho extensionista que envolve a visita a organizações públicas ou privadas, com o objetivo de diagnosticar e sugerir melhorias em seus parques computacionais. O artigo descreveu a execução dessas atividades durante o período de março a abril de 2023, oferecendo uma classificação dos projetos realizados com base nos tipos de empresas visitadas e nas soluções propostas pelos estudantes. Como resultados desta pesquisa, identificou-se que a maioria das empresas visitadas pelos estudantes era de pequeno porte, do setor de serviços.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Inovação, Extensão, Tecnologia da Informação.
PONDERAÇÕES METODOLÓGICAS: DIÁLOGO SOBRE AS FUNDAMENTAÇÕES FILOSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DAS CIÊNCIAS
185
Autor/Author:Glauco Anderson Arizi Pereira, Javier Numan Caballero Merlo
 
Autor/Author
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Glauco Anderson Arizi Pereira, Javier Numan Caballero Merlo
 
Título
PONDERAÇÕES METODOLÓGICAS: DIÁLOGO SOBRE AS FUNDAMENTAÇÕES FILOSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DAS CIÊNCIAS
 
Resumo/Abstract

O artigo que segue propoem o diálogo entre os autores sobre a construção e aboradargem do objeto de estudo considerando os diversos componentes e fases do processo lógico de fundamentação da teoría do conhecimento. Conexão crítica e extremamnete necessária na cadeia lógica entre supostos filsofóficos, ontológicos, epistemológicos, e cientificos metodológicos, com as suas técnicas de abordagem quantitativas e/ou qualitativos vinculantes a ativdade das ciencias socias e humanas. Assim, a proposta e holistica, implicando as escolhas de supostos em algumas de instâncias, espaços, territórios o campos da construção do conhecimiento na discussão no posicoamento respeito ao objeto de conhecimento. Filosofía e ciência constituem parceiros inseparáveis na dinâmica das aporximações ao objeto e seu conhecimento; pondo em questão, por isto, já como conhecimento critico, as possibilidades de pressupostos e posições a respeito da sua abordagem, fundamentação e legitimidade.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Objeto de conhecimento. Teoría do conhecimento. Presupostos filosóficos. Presupostos ontológicos. Ciéncia; Metodologías.
SEMIÓTICA DO GUARDIÃO: UMA ANÁLISE ARQUETÍPICA DO CAVALEIRO DE OURO DE TOURO, DE CDZ
202
Autor/Author:Thiago Barbosa Soares
 
Autor/Author
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Thiago Barbosa Soares
 
Título
SEMIÓTICA DO GUARDIÃO: UMA ANÁLISE ARQUETÍPICA DO CAVALEIRO DE OURO DE TOURO, DE CDZ
 
Resumo/Abstract

Este artigo propõe uma análise da personagem Aldebaran de Touro, da série Os Cavaleiros do Zodíaco (Kurumada, 1986), sob a ótica da semiótica arquetípica, com o objetivo de evidenciar sua complexidade simbólica para além do papel de antagonista episódico. Inserido no contexto das narrativas midiáticas japonesas que marcaram o Brasil nos anos 1990, o estudo busca compreender como essa figura ressoa culturalmente em meio a tensões sociais e subjetivas daquele período. A metodologia adotada articula o modelo das quatro necessidades arquetípicas de Mark e Pearson (2003) – estabilidade, pertencimento, independência e domínio – com contribuições teóricas de Soares (2020, 2021a, 2021b, 2023), além da teoria das fases narrativas (Platão; Fiorin, 1993) e da jornada do herói (Campbell, 2007; Vogler, 2006). Os resultados indicam que Aldebaran atua como operador de transformação narrativa e limiar simbólico, incorporando contradições humanas universais. Sua construção reúne signos visuais, mitológicos e éticos que o elevam à condição de arquétipo cultural. Conclui-se que o personagem condensa tensões entre tradição e mudança, dever coletivo e ética pessoal, funcionando como espelho dos dilemas vividos por uma geração em crise identitária e institucional, o que o posiciona como figura emblemática da cultura pop brasileira.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Arquétipo. Semiótica. Guardião. Animação. Cavaleiros do Zodíaco.
 
 
RESUMO CRÍTICO
 
Conectando saberes, tecendo memórias, transformando práticas: o poder da Pedagogia em Movimento.
211
Autor/Author: César Costa Vitorino
 
Autor/Author
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César Costa Vitorino.
 
Título
Conectando saberes, tecendo memórias, transformando práticas: o poder da Pedagogia em Movimento..