Informações


OBJETIVO:

  • O contexto de pandemia do novo coronavírus acentuou um conjunto de desigualdades sociais historicamente existentes em diversas partes do mundo. Dentre essas desigualdades, a desigualdade de gênero revelou sua mais cruel feição e renitência, cuja expressão mais grave se materializa nas diversas formas de violências contra as mulheres. Os dados recentes apresentados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2020) evidenciam o aumento significativo dos feminicídios, homicídios dolosos de mulheres, estupros e ligações de emergências em denúncias de violência doméstica contra as mulheres.
  • CONTEÚDO:

    • SEXTA (27/11) - 19:00 Abertura cultural; 19:30 às 21:00 - Mesa redonda: VIOLÊNCIA, RACISMO E SAÚDE DA MULHER NEGRA DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL AO ENFRENTAMENTO DA(S) VIOLÊNCIA(S) CONTRA A MULHER, Palestrante: Profa. Dra. Fernanda Marques de Queiroz. A(S) VIOLÊNCIA(S) CONTRA A MULHER E A SAÚDE DA MULHER NEGRA, Palestrante: Profa. Me. Thaynar Pereira (Universidade Federal da Bahia), Mediador(a): Profa. Me. Ermildes Lima Silva. SÁBADO (28/11) - 8:00 Atividade cultural; 8:30 às 10:00 Mesa redonda: MASCULINIDADE(S) E A RESPONSABILIZAÇÃO DE HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA(S), MASCULINIDADE E ATENDIMENTO A HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA, Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Carvalho.; EXPERIÊNCIAS DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO AOS HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA, Palestrante: Prof. Me. Jaqueline Mary Soares de Oliveira, Mediador(a): Profa. Me. Ana Maria Neta de Oliveira. 10:30 às 12:00 Comunicações (Grupos de Trabalho)
    • JUSTIFICATIVA:

      • O evento será um importante espaço de debates e socialização de pesquisas de estudantes, profissionais e pesquisadores(as) sobre as relações de gênero, violência contra a mulher, masculinidades e políticas públicas como forma de engajamento na construção de relações sem violência, em respeito à autonomia e liberdade. EVENTO TOTALMENTE GRATUITO. Certificado de 10h.
      • PÚBLICO ALVO:

        • Profissionais e estudantes da área.
        • MINISTRADO POR:

          • Telma Lima Cortizo
            Doutora e Mestre Em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Pedagoga (Universidade Federal da Bahia). Especialista em Currículo e Prática Educativa (PUC/RIO). Especialista no Ensino Superior (UNIJORGE). Pesquisadora do Geppe-rs (Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação). Coordenadora pedagógica do curso de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Serviço Social da Fundação Visconde de Cairu. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino.


Copyright © Fundação Visconde de Cairu 2017 - 2020 . Todos os Direitos Reservados.
Um desenvolvimento