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Curso reconnhecido pelo decreto 71650 e Parecer 687/2007 - SESU/MEC.
Renovado Reconhecinmento através da portaria MEC n° 113, de 27/06/2012.

Coordenação - Paulo Teixeira Cardoso

O curso tem por objetivo formar administradores com capacidade de utilizar e implementar instrumentos e técnicas modernas de administração, visando assegurar a competitividade das organizações com base nos princípios de responsabilidade social, ética e justiça.

Turno: Pré-Matutino e Noturno
Regime: Semestral
Grau: Bacharel
Duração: 4 anos (8 semestres) - 5 Semestres Administração e 3 Semestres de Linha de Formação

CAMPO DE ATUAÇÃO: O mercado de trabalho para o profissional de Administração é abrangente. Ele pode atuar tanto iniciativa privada quanto na pública e em organizações sem fins lucrativos. O profissional pode atuar nas áreas de recursos humanos, produção, logística, financeira, comercial e mercadológica, estratégica, organização de sistemas e métodos, sistemas de informação e em comércio exterior, além do empreendedorismo e intraempreendedorismo. Além da área empresarial, o profissional pode atuar no magistério, pesquisa, consultoria e instrução.

DIFERENCIAIS: O curso realiza projeto Interdisciplinar do 1º ao 4º semestre; Promove iniciação científica e prática de pesquisas, culminando com a elaboração e apresentação de artigos acadêmicos; Dispõe de tutoria na observação da realidade, por meio da disciplina Estagio Supervisionado, com 300 horas integrando a matriz curricular obrigatória; Realiza vistas técnicas disciplinares, em organizações públicas, privadas e do terceiro setor; Organiza Congressos e Seminários no campo da Administração, mantendo ainda pauta permanente de palestras e eventos acadêmicos, contando com a organização compartilhada entre a Diretoria, Coordenação do Curso, Docentes e Discentes.

 

 

Reconhecida pelo Decreto 70.999, de 05/07/72 DOU. 06/07/72
- Lei Nº . 9.131, de 24 de novembro de 1995.
- Parecer CES-Nº. 913/99, DE 06/10/1999
- Parecer CES-Nº. 287/2000 , DE 14/03/2000

Coordenação - Prof. André Luis Barbosa dos Santos. 

O Curso de Ciências Contábeis da FVC tem por objetivo formar bacharéis com postura ética e profissional consciente do seu papel social quando do exercício de suas atividades.

Turno: Pré-Matutino e Noturno
Regime: Semestral
Grau: Bacharel
Duração: 08 Semestres

CAMPO DE ATUAÇÃO: Os contadores dispõem de um campo de trabalho bastante amplo, com atribuições privativas e outras atribuições comuns a diversas áreas. Em empresas pode atuar como planejador tributário, analista financeiro, contador geral, cargos administrativos, auditor interno, contador de custos, contador gerencial, atuário, controller. Como profissional independente (autônomo): auditor independente, consultor, empresário contábil, perito contábil, investigador de fraudes. No ensino: professor, coordenador, pesquisador, escritor, parecerista, conferencista, já em órgãos públicos: contador público, agente de fiscalização, diversos cargos de controladoria e finanças, tribunal de contas, oficial contador (forças armadas e polícia).

DIFERENCIAIS: Núcleo de Práticas Contábeis; Prática em laboratório de informática; Estágio curricular supervisionado; Atividades complementares.

 

 

Autorizado pela Port. 2133 de 06/08/03 – MEC – DOU 08/08/03

Coordenação - Profª. Telma Lima Cortizo

Na contemporaneidade é inevitável compartilharmos com as incertezas, flexibilizações e dúvidas nos diferentes contextos sociais, políticos, econômicos e culturais. Aspectos que reverberam no âmbito acadêmico, sobretudo, no curso de Licenciatura em Pedagogia que contempla no seu bojo uma formação profissional que além da docência vislumbra a atuação do pedagogo nos espaços formais e não-formais.

Turno: Noturno
Regime: Semestral
Grau: Licenciatura
Duração: 08 Semestres

CAMPO DE ATUAÇÃO: O pedagogo pode exercer a docência em escolas que ofertam Educação Infantil, Educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental (escolarização de crianças, jovens e adultos, Educação Inclusiva), disciplinas pedagógicas para a formação de Professores, no nível Médio, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de hospitais, empresas e espaços não-formais (ONG, comunidades, entre outros).

DIFERENCIAIS: Curso diferenciado pelo Estágio a partir do primeiro semestre até o sétimo semestre; Projeto Cairu nas Comunidades; Pesquisa e Prática pedagógica; Formação Continuada para Professores; Intervenção nas Comunidade; Brinquedoteca.

 

 

 

Coordenação - Profa. Valdineide Barauna Resende SA Barreto

O curso de bacharelado em Serviço Social visa a formação de profissionais com condições de detectar, analisar e intervir em situações de inter-relacionamento homem/meio-social, numa perspectiva global, em nível de pesquisa, política, planejamento, administração, prestação de serviços, através de abordagens individuais, grupais e comunitárias.
Busca-se deste modo, capacitar um profissional crítico, dotado de habilidades como versatilidade, iniciativa, liderança, capacidade de negociação, resolução e argumentação, habilitado para o trabalho interdisciplinar e para atuar no campo da consultoria. Enfim, um profissional que atue nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais; dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho; comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.

Turno: Pré-Matutino e Noturno
Regime: Semestral
Grau: Bacharel
Duração: 08 Semestres

CAMPO DE ATUAÇÃO: Na Assistência Social Pública: Órgãos de Bem Estar Social; Secretarias Municipais ou Estaduais de Assistência Social, Centros de Atendimento à população em situação de risco social (crianças, adolescentes, idosos, migrantes); Na saúde pública e privada: Secretarias de Saúde, Unidades Regionais de Saúde, Centro de Saúde, Hospitais, Clínicas, Ambulatórios; Na previdência social: órgãos da previdência social pública ou privada em nível federal, estadual e municipal; Na área empresarial: indústrias, empresas públicas e privadas, órgãos patronais de Serviço Social (SESC, SESI e SSR); Na habitação: Órgãos de financiamento e planejamento habitacional, companhias e cooperativas habitacionais; Na educação: Secretarias de Educação, escolas públicas e particulares, centros de educação especial, Centros de readaptação de crianças, Universidades; Na área sócio jurídica: Secretarias de Segurança Pública, Delegacias, Forças Armadas, Penitenciárias; Tribunais de Justiça, Promotorias, Defensorias Públicas e Serviços de Assistência Jurídica; Em movimentos Sociais Populares: Associação de bairros e/ou moradores, movimentos populares; comunidade de base, núcleos de produção comunitária e cooperativas; No Terceiro Setor: Organizações Não-Governamentais; Nos Conselhos de Políticas Públicas:, Conselhos de Saúde, Conselhos da Assistência Social, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Conselhos de Idosos; No ensino e Pesquisa em Serviço Social: ensino dos conteúdos específicos e supervisão de estágios em Serviço Social e desenvolvimento de pesquisas

 

 

Autorizado através da Portaria n.° 107 de 05/04/2016 DOU 06/04/2016

Coordenação - Profa. Me Vera Maria Deccó

O curso de Psicologia tem por objetivo a formação de profissionais psicólogos capacitados ao ensino e atuação prática, a partir de uma visão totalizadora do ser humano, que possibilita aos profissionais atuarem nos campos da gestão, educação e processos clínicos, com elevado nível técnico, integrados de forma crítica à sociedade, à realidade e ao mercado de trabalho, com vistas na promoção do bem-estar psíquico na sociedade, nas instituições organizacionais e educacionais.

Turno: Pré-Matutino e Noturno
Regime: Semestral
Grau: Bacharel
Duração: 5 anos (10 semestres)
Licenciatura em Psicologia: carga horária complementar de 840h

CAMPO DE ATUAÇÃO: O mercado de trabalho para o profissional de Psicologia é muito abrangente. Ele pode atuar em processos clínicos (psicodiagnósticos, aconselhamento, psicoterapia, CRAS, CAPs e outras estratégias clínicas); no diagnóstico, planejamento e no uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições; diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem; além de Hospitais, Psicologia Jurídica, Psicologia Desportiva, centros comunitários, pesquisa, etc.

DIFERENCIAIS:  O curso possibilita formação teórico-prática que permite exercer as atribuições legais da profissão de psicólogo e de professor de Psicologia de maneira a analisar os processos psicológicos individuais e/ou coletivos, sob diferentes perspectivas teóricas, e em suas interfaces, com as diversas áreas do conhecimento, sustentado pelo domínio da terminologia técnica para a elaboração de projetos, propostas de intervenção, laudos, pareceres e relatórios.

Possui uma metodologia que valoriza a pesquisa individual ou em grupo, a experimentação, o debate em sala de aula, o trabalho de campo, os estudos de caso. Há uma articulação contínua da teoria e prática de forma a oferecer ao estudante a vivência prática, que possa dar sentido à aprendizagem e gradualmente desenvolver competências necessárias à práxis psicológica. Assim, a interdisciplinaridade assume um papel de grande relevância, experimentada em diferentes níveis durante o curso. Nos campos de prática profissional, estágios básicos oferecidos a partir do 5º semestre e estágio profissional a partir do 8º semestre, para tanto, conta com laboratórios didáticos especializados (bases biológicas da psicologia, Neuroanatomia, neurofisiologia, psicologia experimental, informática) e o Núcleo de Atenção à Saúde – NUAP.  Projetos desenvolvidos nos cursos com a participação de docentes e discentes em eventos científicos, atividades de Pesquisa e Extensão fazem parte de todo o percurso acadêmico.
Além disso, ainda conta como apoio ao discente, com o Núcleo de Apoio Acadêmico Pedagógico (NAAP), Núcleo de Atenção Psicopedagógico (NAPSI), Ouvidoria, Programa de Orientação de Carreira (POC), Programas de Nivelamento, Programa de bolsa estudantil, Teste de Aferição de Aprendizagem (TAA), Programa de Apoio aos Ingressantes através de ações de nivelamento (Português e Matemática), Cuca Legal e Programa de Mentoria.
Assim, o futuro psicólogo torna-se apto a responder às demandas profissionais em diferentes contextos e de compreender sua função de promotor de saúde e de qualidade de vida.

 

 

Autorizado pela Port. 34 de 19/04/15 – MEC – DOU 20/04/12.
Reconhecido pela Port. 819 de 29/10/15 – MEC DOU 05/11/15.

Coordenação - Prof. Me. Leandro dos Santos Gonzalez

O curso tem por objetivo formar profissionais qualificados para atuar nas áreas de Análise, Desenvolvimento, implantação e manutenção de Projetos Computacionais.

Turno: Pré-Matutino e Noturno
Regime: Semestral
Grau: Tecnólogo
Duração: 05 Semestres (2 anos e meio)

CAMPO DE ATUAÇÃO: A demanda por profissionais de informática está sempre em alta. Sobram vagas com boas remunerações em empresas do setor privado e público, pois as organizações precisam manter sistemas informatizados para controle das transações. De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o cargo de Desenvolvedor de Sistemas é o que mais gera postos de emprego. O mercado de trabalho é bem amplo, podendo atuar como programador, analista de sistemas, projetista, analista de negócios, administrador de banco de dados, testador de software, consultor de TI, suporte ao usuário, engenheiro de software, auditor de sistemas, empresário do setor de TI e gestor de projetos.

DIFERENCIAIS: O curso é reconhecido pelo MEC com nota 4 e obteve também nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2014. A nota obtida no ENADE coloca o curso como referência no estado da Bahia.

O curso conta com aulas práticas em laboratórios modernos, projetos integradores, programas de eventos, biblioteca atualizada, cursos de extensão, professores qualificados com vivência de mercado e experiência acadêmica que permitem ao aluno integrar teoria e prática..

A matriz curricular atualizada reflete as demandas do mercado. As três principais linguagens: JAVA, C# e PHP são trabalhadas no curso com ênfase maior em JAVA, linguagem que mais emprega e oferece boas remunerações, são destinados três componentes curriculares para abordar o desenvolvimento Desktop, Web e Mobile. São destinadas duas disciplinas para trabalhar com Oracle, atualmente um dos bancos de dados mais adotado no mercado. Entre os componentes optativos oferecemos Robótica.

Além do diploma de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas o aluno recebe certificações parciais relacionadas as temáticas do Projetos Integradores, conforme abaixo:

1º Semestre – Operador e suporte de Computador;
2º Semestre - Projetista de Sistemas Computacionais;
3º Semestre - Desenvolvedor de Aplicações WEB;
4º Semestre - Desenvolvedor de Aplicações Móveis;
5º Semestre - Gestor de Projetos de TI.

 

 

Coordenação - Profa. Ma. Inêz Maria Dantas Amor Garrido

O Curso tem por objetivo Desenvolver competências para o gerenciamento de recursos humanos, utilizando técnicas de gestão modernas, incluindo o conhecimento dos seus processos, práticas e políticas, visando os interesses individuais, o alcance de resultados e o atendimento satisfatório das necessidades empresariais.

Turno: Pré-Matutino e Noturno
Regime: Semestral
Grau: Tecnólogo
Duração: 04 Semestres

CAMPO DE ATUAÇÃO: O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos é o profissional especializado para atuar em qualquer nível de organização, seja ela pública ou privada, de qualquer porte, dentro de um moderno conceito de gestão de pessoas. Dentre as diversas atividades: Consultorias e assessorias na área de recursos humanos; Gerência de Núcleos de Recursos Humanos nas organizações; Supervisor, Analista ou Técnico de Recrutamento e Seleção, de Cargos e Salários, de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal; Liderança em equipes de trabalho e Elaboração de Estratégias de Recursos Humanos.

DIFERENCIAIS: O Curso desenvolve competências para o gerenciamento de recursos humanos, utilizando técnicas de gestão modernas, incluindo o conhecimento dos seus processos, práticas e políticas, visando os interesses individuais, o alcance de resultados e o atendimento satisfatório das necessidades empresariais.

 

 

Coordenação - Profa. Ma. Inêz Maria Dantas Amor Garrido

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial busca formar um profissional capaz de gerenciar a área comercial, a partir do conhecimento de viabilidade econômico-financeiro-tributário, das estratégias de operacionalização e de preço, de marketing, incluindo pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, relacionamento com o cliente, e fornecedores, os princípios de qualidade, atendendo às diversas formas de intervenção em qualquer segmento comercial, seja no ramo de varejo, do atacado, ou na representação do negócio em qualquer setor. Um profissional capaz de atuar no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais proporcionando maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização, melhor fluxo de informações com os clientes e maior visibilidade institucional, provendo sua marca e imagem.

Turno: Pré-Matutino e Noturno
Regime: Semestral
Grau: Tecnólogo
Duração: 04 Semestres

CAMPO DE ATUAÇÃO: Planeja a venda de produtos ou serviços visando à maior rentabilidade e produtividade para a empresa. Gerencia e coordena equipes, definindo estratégias, preço e local de venda. Com sua capacidade de relacionamento, busca compradores em potencial para grandes negociações. Entende de marketing, logística, economia e tributação e intervém nas transações comerciais, determinando o preço final ao consumidor e garantindo o melhor negócio. Pode exercer o cargo de assistente comercial, de crédito, de compras, consultor de vendas e gerente comercial. Também atua como autônomo, prestando consultoria para empresas ou gerenciando o próprio negócio. Trabalha no varejo, no atacado ou como representante comercial.

 

 

Coordenação - Paulo Teixeira Cardoso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade Visconde de Cairu tem por objetivo desenvolver as competências necessárias para o desempenho das funções inerentes à gestão financeira, incluindo o conhecimento dos seus processos, práticas e políticas, visando o alcance de resultados e o atendimento satisfatório das necessidades das organizações.

Turno: Pré-Matutino e Noturno
Regime: Semestral
Grau: Tecnólogo
Duração: 04 Semestres

CAMPO DE ATUAÇÃO: O Gestor Financeiro deverá atender às demandas das funções financeiras, o gerenciamento de recursos financeiros, que são elementos necessários para o desenvolvimento das atividades empresariais e para atingir os resultados do negócio. Deverá também estar preparado para identificar, avaliar as oportunidades, efetuar ajustes na área de Gestão Financeira da empresa a partir da formulação de estratégias, sendo este um aspecto preponderante para a melhoria da qualidade do ciclo de vida organizacional. Neste contexto, as funções da administração financeira necessitam de profissionais que compreendam e se responsabilizem pela análise, planejamento e controle financeiro, elaboração de orçamentos e relatórios financeiros, a tomada de decisões que possibilitem definir a melhor estrutura dos ativos organizacionais, levando em consideração a relação adequada entre os riscos e o retorno de capitais investidos, como também as decisões que definam a composição das fontes de recursos financeiros da empresa.

DIFERENCIAIS: O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira está estruturado para desenvolver um profissional capaz de realizar atividades com foco especializado na gestão financeira das organizações em todos os seus aspectos. O gestor financeiro oriundo do curso deverá ser dotado de competências específicas do campo do saber da administração financeira: raciocínio lógico, capacidade de argumentação, de negociação, espírito de liderança, clareza em seus pontos de vista e a habilidade de atuar em ambientes organizacionais competitivos. Espera-se também que seja capaz de realizar consultoria, planejamento, operação, implementação/operacionalização de métodos e técnicas das funções financeiras, proporcionando maior rentabilidade, melhor fluxo de informações, maior valor de mercado e visibilidade institucional da empresa.

 

 

Coordenação - Prof. Paulo Cardoso

O Curso Superior de Tecnologia em Logística busca formar um profissional capaz de: 

- Gerenciar as operações e processos logísticos. 

- Promover a segurança das pessoas, dos meios de transporte, dos equipamentos e cargas. 

- Articular e atender clientes, fornecedores, parceiros e demais agentes da cadeia de suprimentos.

- Elaborar documentos de gestão e controles logísticos. 

- Estruturar e definir rotas logísticas considerando os diferentes modais. 

Articular processos logísticos em portos, aeroportos e terminais de passageiros nos diferentes modais.

- Gerenciar e supervisionar o recebimento, o armazenamento, a movimentação,

a embalagem, a descarga e a alienação de materiais de qualquer natureza.

- Gerenciar o sistema logístico e sua viabilidade financeira. 

- Gerenciar e articular sistemas de manutenção, de suprimento, de nutrição e de atividades financeiras.

- Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Turno: Pré-Matutino e Noturno
Regime: Semestral
Grau: Tecnólogo
Duração: 04 Semestres

PÚBLICO ALVO?

Distribuidoras e Centros de distribuição. Empresas de encomendas. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços. Portos, Aeroportos, Terminais de transporte. Transportadoras. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.