Revista N° 0 - Volume I - Jun de 2014

CONSELHO CONSULTIVO

EDITORIAL

O PAPEL DO CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UMA ANÁLISE NOS MUNICIPIOS BAIANOS
03
Autor/Author: Helenice Barreto dos Santos; Maria José de Santana Rocha; Hilton Aguiar; Gabriela Cortial.
 
Autor/Author
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Helenice Barreto dos Santos; Maria José de Santana Rocha; Hilton Aguiar; Gabriela Cortial.
 
Título
O PAPEL DO CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRÃCAO PÚBLICA - UMA ANÁLISE NOS MUNICIPIOS BAIANOS
 
Resumo/Abstract

O controle interno é uma ferramenta que fiscaliza as ações administrativas, com o intuito de auferir o cumprimento da legislação que se aplica aos órgãos públicos, prevenindo e corrigindo eventuais irregularidades que venham ser praticadas pelo próprio ente que os realizou. A partir deste contexto objetiva-se responder o seguinte problema: os municípios baianos desenvolvem suas atividades na observância das leis que regulam o controle interno? Observando as leis que norteiam o controle interno municipal: Lei 4320/64, Constituição Federal 1988 e com a instituição da Lei de Responsabilidade Fiscal em 2000, todos os municípios são obrigados a prestar conta dos atos e fatos praticados ao final de cada exercício, a partir de então se tornou imprescindível à implantação de controle interno para que estes pudessem atender os requisitos analisados pelos controles externos. Trata-se de uma pesquisa descritiva quanto ao seu objetivo do tipo bibliográfica, documental através do estudo em 14 (quatorze) municípios da Bahia, com abordagem qualitativa e quantitativa. Concluise com esta pesquisa que o controle interno municipal não atende os requisitos previstos nas leis norteadoras, que são a efetividade e eficácia para garantir o cumprimento das metas e bom uso dos recursos públicos.

 



 
Palavras-Chaves/Keywords

Controle interno, Administração pública.



A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
13
Autor/Author: Jussara Santana Tiburcio;Lídia Chagas de Santana.
 
Autor/Author
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Jussara Santana Tiburcio;Lídia Chagas de Santana.
 
Título
A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
 
Resumo/Abstract

O novo contexto de trabalho nas organizações trouxe aos profissionais uma série de desafios que exigiram a quebra de paradigmas gerenciais, resultando na valorização do capital humano, tendo como foco principal a procura por profissionais, cujos valores pessoais estejam alinhados aos da organização. O reflexo desse modelo tende a ser a crescente adequação de funcionários altamente comprometidos com uma visão integrada, com o todo, capaz de contribuir na união de esforços para a conquista dessas vantagens competitivas. Este artigo visa analisar a importância da comunicação interna nas organizações no comprometimento dos resultados.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Comunicação Interna; Comunicação Corporativa; Estratégia Organizacional.

MOBILIDADE URBANA EM SALVADOR E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE
27
Autor/Author: Valter de Oliveira Saback Júnior;Lídia Chagas de Santana.
 
Autor/Author
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Valter de Oliveira Saback Júnior;Lídia Chagas de Santana.
 
Título
MOBILIDADE URBANA EM SALVADOR E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE
 
Resumo/Abstract

A mobilidade urbana é uma preocupação de todas as cidades e em especial, as capitais e grandes metrópoles, pois, com o crescimento populacional que esses grandes centros urbanos se deparam, fica praticamente impossível não se preocupar com a questão da mobilidade. Tratando-se, ainda, de uma cidade que pretende sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, essa preocupação torna-se ainda mais presente e urgente. Uma vez que existem prazos a serem cumpridos. Diante das informações obtidas, serão feitas análises dos projetos de mobilidade elaborados pela prefeitura Municipal de Salvador, em parceria com os governos estadual e federal. Foram analisados, equipamentos, obras de intervenção viária e seus respectivos custos. Caso não se constate a viabilidade de tais projetos foram apresentadas propostas alternativas que podem substituir tais projetos levando-se em consideração a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para a sociedade. A mobilidade urbana foi analisada sob os diferentes pontos de vista de cada meio de transporte, que em alguns casos estavam gerar choque de interesses, uma vez que cada ponto de vista visa privilegiar um respectivo meio de transporte..



 
Palavras-Chaves/Keywords
Mobilidade Urbana. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Qualidade de Vida.

ASSOCIATIVISMO: PERSPECTIVA DE QUALIDADE DE VIDA EM ILHA DE MARÉ
42
Autor/Author: Marly Maria Ramos Vieira;Lídia Chagas de Santana.
 
Autor/Author
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Marly Maria Ramos Vieira;Lídia Chagas de Santana.
 
Título
ASSOCIATIVISMO: PERSPECTIVA DE QUALIDADE DE VIDA EM ILHA DE MARÉ
 
Resumo/Abstract

A qualidade de vida como produto de ações de terceiros, atendendo o ponto de vista, que visa ao desenvolvimento de uma sociedade. Pode-se compreender essa temática através de outra ótica, na qual a comunidade tornar-se a artista principal da realidade, caracterizando qualidade de vida conforme sua própria leitura. O foco deste artigo é identificar no associativismo um provável instrumento de melhoria da qualidade de vida para as rendeiras de Ilha de Maré. Os objetivos específicos são: conceituar qualidade de vida; apresentar diversas concepções de associativismo, os
instrumentos legais elaborados para supervisionar a criação de associação e mostrar os resultados das atividades desenvolvidas em Santana, localidade de Ilha de Maré. Com uma abordagem metodológica qualitativa foi realizada a pesquisa-ação. Como instrumento de coleta de dados e informações realizou-se a observação direta, pesquisa bibliográfica, entrevistas in loco, por meio de entrevistas semiestruturadas com as rendeiras. O universo pesquisado foi às rendeiras de Ilha de Maré. A amostra foi composta por 30 (trinta) rendeiras. Sugere-se a organização de uma associação como uma forma de empoderamento da comunidade. O sucesso desta ação está no envolvimento de todos.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Associativismo. Qualidade de Vida. Rendeiras. Fatores Socioculturais.

GESTÃO CONTÁBIL EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS DE SALVADOR
58
Autor/Author: Iraneide Reis Nascimento;Gabriela Cortial.
 
Autor/Author
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Iraneide Reis Nascimento;Gabriela Cortial.
 
Título
GESTÃO CONTÁBIL EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS DE SALVADOR
 
Resumo/Abstract

Constata-se, atualmente, a importância da contabilidade como instrumento para a adequada gestão e controle dos condomínios atribuindo transparência e confiabilidade nas informações financeiras dessas organizações. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar como a contabilidade foi aplicada nos processos gerenciais de controle do patrimônio condominial. Através de pesquisa de campo realizada com síndicos e administradores de condomínios residenciais de Salvador, pretendese mostrar como esses condomínios estão sendo administrados diante do crescimento e modernizações na construção e reforma de edifícios residenciais. Os resultados apontam que as organizações condominiais apesar de não visar lucro, apreendem atividades de razões contábeis, financeiras e trabalhistas. Embora nesta pesquisa a autogestão predomine na administração de condomínios, a busca por empresas especializadas para assessoria traz resultado significativo para o problema abordado neste trabalho. Ao analisar as respostas dos questionados, percebeu-se que os síndicos utilizam a contabilidade na sua gestão, porém há a necessidade de aperfeiçoamento ao utilizar essa ferramenta até mesmo por aqueles que têm assessoria de profissional especializado.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Condomínio, Administração, Contabilidade.

O SUPERVISOR DE CAMPO DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
73
Autor/Author: Ana Maria Neta de Oliveira.
 
Autor/Author
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Ana Maria Neta de Oliveira.
 
Título
O SUPERVISOR DE CAMPO DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
 
Resumo/Abstract

Este artigo apresenta resultado e análise de um estudo exploratório junto a assistentes sociais responsáveis pela supervisão do estágio curricular em instituições da área da saúde, especificamente em hospitais da rede pública, privada e filantrópica de alta e média complexidade. Tem como objetivo identificar o recorte didático metodológico na ação do supervisor de campo de estágio curricular em Serviço Social, na orientação dos estagiários na instituição, identificando dificuldades operacionais na ação profissional quanto ao projeto ético político do Serviço Social cuja sustentação se dá na apropriação do conhecimento científico e na defesa da cidadania. Contempla pesquisa de campo, em cinco hospitais gerais do município de Salvador. Dez assistentes sociais participaram do estudo. Identificou-se a partir do referencial teórico utilizado nesta atividade e a percepção do projeto ético político profissional pelo assistente social, necessidades de atualização para esses profissionais no exercício da prática formativa.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Serviço social, projeto profissional, supervisor de campo.

O RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
82
Autor/Author: Márcia Oliveira Santos.
 
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Márcia Oliveira Santos.
 
Título
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
 
Resumo/Abstract

Com o mercado cada vez mais amplo e competitivo e com o avanço da tecnologia, as organizações passaram a produzir muito mais em menos tempo para acompanhar as tendências do mercado, subtraindo do meio ambiente seus insumos, para colocar no mercado competitivo produtos de alta qualidade, a fim de satisfazer as necessidades cada vez mais exigentes dos seus clientes. Devido a demanda muito grande de produção das organizações, são gerados resíduos e emitidos gases prejudiciais ao meio ambiente. A briga das ONGs relacionadas ao meio ambiente vem chamando a atenção, fazendo com que muitas empresas se posicionem quanto à responsabilidade ambiental, que tornou-se um dos grandes desafios estratégicos das empresas em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. A questão meio ambiente vai além de quanto as organizações podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida de uma comunidade, na verdade é a forma como se colocam diante de todos, o que será decisivo para o seu sucesso e permanência no mercado e está à frente da competitividade. Portanto, meio ambiente significa sustentabilidade. E para as organizações sustentabilidade significa estratégias de negócios – operar, conquistar confiança e colher resultados, mostrando dessa forma que a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável chegou enfim às organizações .



 
Palavras-Chaves/Keywords
Serviço social, projeto profissional, supervisor de campo.

CASAMENTO: UM GRANDE NEGÓCIO COM O ESTUDO DE CASO: ORGANIZA ASSESSORIA
102
Autor/Author: Monick Santana Anunciação Silva;Lídia Chagas de Santana.
 
Autor/Author
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Monick Santana Anunciação Silva;Lídia Chagas de Santana.
 
Título
CASAMENTO: UM GRANDE NEGÓCIO COM O ESTUDO DE CASO: ORGANIZA ASSESSORIA
 
Resumo/Abstract

Este artigo aborda as situações do contemporâneo mercado de eventos matrimoniais. De acordo com o passar dos tempos, foi perceptível a perda de tradições e originalidade em alguns rituais da celebração dos casamentos. O capitalismo ditou moda e até costumes antiqüíssimos tem sido cada dia mais extintos. Assim, os empreendedores deste trade3 buscaram profissionalizar-se e estudar novas tendências a fim de inovar e conquistar uma demanda sedenta de expectativas e sonhos. Através do estudo de caso da empresa de Assessoria de Eventos Organiza, a autora buscou ainda referências bibliográficas que a embasassem para compreender as mudanças comportamentais dos clientes e ferramentas para analisar as estratégias de sobrevivência e competitividade deste potente segmento.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Casamento. Negócio. Eventos Matrimoniais. Profissionalização. Customização. Espetacularização.

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO: CONSUMO NA MELHOR IDADE
120
Autor/Author: Tacila Santana de Paula;Lídia Chagas de Santana.
 
Autor/Author
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Tacila Santana de Paula;Lídia Chagas de Santana.
 
Título
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO: CONSUMO NA MELHOR IDADE
 
Resumo/Abstract

Este trabalho procura dar ênfase a um novo consumidor, que está descrito nos parâmetros da futura sociedade brasileira, destinada a ser de um público mais velho e experiente. Esses clientes são o da terceira idade. Mostra as características como escolha de produtos e serviços, uso e preferências pessoais para uma decisão de compra. E também de como as empresas procuram focar nesse segmento. Uma característica particular desse contexto é o fator do crescimento, em alguns anos, da população idosa do Brasil, tornando-se esse segmento bastante favorável para empresas investirem e garantirem o sucesso. A partir de pesquisas em artigos acadêmicos, notícias, livros, e sites que têm como foco o público idoso; os sites estudados demonstram que já existem ações que focam nesse tipo de clientes, não só promovendo a venda de produtos, mas tornando mais fácil a vida dessas pessoas. Uma das conclusões destes estudos é de que a renda das pessoas da terceira idade melhorou com o passar dos anos, apesar das classes menos favorecidas não conseguirem identificar amplamente esse aumento de renda. Com esse crescimento do poder de compra das pessoas, é possível proporcionar uma nova procura por produtos e serviços que facilitem suas vidas, supram suas necessidades e, principalmente, realizem seus desejos. Principalmente porque esses consumidores potenciais procuram por descanso, novidades, cuidar da saúde e especialmente diversão, para suprir muitas vezes a falta de tempo que tinham antes com a vida profissional ativa. Os resultados indicam que a terceira idade é um diferencial e chama atenção das empresas para o cuidado que se deve ter ao lidar com esse nicho de mercado que cresce gradativamente, pois esses consumidores são de diversas épocas e tendem a ter comportamentos, filosofias, costumes, gostos diferentes e diversificados à medida que eles descobrem suas vontade ou que queiram relembrar algum momento do passado. Por serem maduros e experientes, são bastante exigentes no que consumir e procuram sempre o melhor que faça suprir suas necessidades e principalmente seus desejos. Portanto analisam bastante todos os tipos de serviços e produtos que estão sendo oferecidos pelo mercado direcionado a eles.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Terceira Idade; Marketing; Segmentação de Mercado.

AS MUDANÇAS NO TURISMO COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO
140
Autor/Author: José Emilson de Souza Oliveira;Marcos Guimarães Resende.
 
Autor/Author
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José Emilson de Souza Oliveira;Marcos Guimarães Resende.
 
Título
AS MUDANÇAS NO TURISMO COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO
 
Resumo/Abstract

O presente artigo aborda as transformações ocorridas no turismo com o uso das Tecnologias de Informação. Diante da realidade atual, delimita-se como problema: como as tecnologias de informação influenciam na condução dos negócios turísticos? Delineiam-se como objetivo geral, avaliar a influência da internet no turismo e objetivos específicos, verificar a aplicação da tecnologia de informação no turismo e nas agências de viagem; analisar as consequências da TI no turismo, na sociedade atual; apontar as vantagens e desvantagens do uso da internet no mercado do turismo. A partir da metodologia de revisão de literatura, foram pesquisados diversos autores, cuja abordagem atendesse aos objetivos. Foi verificado que atualmente, com o uso da TI e a mudança na relação econômica entre as agências de viagens, as companhias aéreas e os usuários, as agências foram obrigadas a adaptar-se, criando novas estratégias, para tornar-se competitivas e manter-se no mercado.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Internet. Turismo. Tecnologia de Informação.

COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA - RESENHA
153
Autor/Author: Marilene Santana Santos;Pedro Franz Oliveira Leite.
 
Autor/Author
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Marilene Santana Santos;Pedro Franz Oliveira Leite.
 
O PAPEL DOS COMPUTADORES NAS ORGANIZAÇÕES: VIRTUALIDADE GERENCIAMENTO DE SERVIDORES
156
Autor/Author: Edigleidson Ferreira de Jesus; Flavio Santos de Andrade; Leonildo do Sacramento Almeida; Rafael Marques Paixão; Tauan Souza Rodriguez Baqueiro; Carlos Roberto Sarmento Barbosa; Leandro dos Santos Gonzalez.
 
Autor/Author
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Edigleidson Ferreira de Jesus; Flavio Santos de Andrade; Leonildo do Sacramento Almeida; Rafael Marques Paixão; Tauan Souza Rodriguez Baqueiro; Carlos Roberto Sarmento Barbosa; Leandro dos Santos Gonzalez.
 
Título
O PAPEL DOS COMPUTADORES NAS ORGANIZAÇÕES: VIRTUALIDADE GERENCIAMENTO DE SERVIDORES
 
Resumo/Abstract

Nossa pesquisa fala sobre a Virtualidade gerenciamento de servidores, que já deixou de ser uma tendência e agora é uma realidade que bate a porta das empresas, trazendo inúmeras vantagens a todos que buscam economia e recursos e uma gestão de TI mais eficaz. Abordamos em nosso trabalho as principais características da virtualidade, suas vantagens e desvantagens, quais são as tecnologias e ferramentas mais utilizadas na adoção e gerenciamento dessa técnica ecustos e alterações na infraestrutura de uma empresa que planeje adotá-la.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Virtualidade, Servidores.

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