Escritor nigeriano realiza palestra sobre contos orais da cultura africana na Cairu

Públicado no dia 31/3/2017

A Faculdade Visconde de Cairu, em parceria com editora Paulinas, promove na próxima segunda-feira (03), a partir das 19h, a palestra “Contos orais da cultura africana”, com o escritor nigeriano Sunday Ikechukwu, ou Sunny, como prefere ser chamado. Com quatro livros infanto-juvenis lançados, onde aborda a tradição oral de seu povo, Sunny destaca a importância dos contos populares na formação do jovem, “ele preserva o lúdico, o humor e a crítica social, mesmo quando recorre à estilização nas narrativas”, afirma.

Vinculado à literatura de sua terra natal, Sunny, da tribo Igbo, uma das três maiores da Nigéria, resgata e reconta as histórias que ouviu dos avós quando criança. Os desfechos dos contos de Sunny não trazem o tradicional (e esperado) "felizes para sempre", no entanto, os ensinamentos transmitidos têm força incisiva no sofrimento das personagens.
O evento é aberto ao público e as inscrições, gratuitas, podem ser realizadas no site www.cairu.br. As vagas são limitadas.

SOBRE O AUTOR
IKECHUKWU SUNDAY NKEECHI (SUNNY)
O significado do nome Ikechukwu “o poder de Deus”, Sunday “dia ensolarado ou domingo” e do sobrenome Nkeechi “amanhã será melhor”. Sunny nasceu em Nkalagu em 1974, cresceu e estudou na cidade de Oba, ambas ao sul da Nigéria. Há 15 anos escolheu o Brasil para viver. Casou-se com a pernambucana Fabiana Felix da Silva, em 2003, com que tem os filhos. Após chegar ao Brasil, Sunny, cursou Letras e Educação Física. Publicou quatro livros infantojuvenis de contos da tradição oral de seu povo, em 2006: Ulomma, a Casa da Beleza e Outros Contos; em 2012: As aventuras de Torty, a Tartaruga; em 2013: Contos da Lua e da Beleza Perdida; e em 2014: O Natal de Nkem, todos por Paulinas Editora.

Fonte: Assessoria de Imprensa|imprensa@cairu.br

 

Outras Notícias


Parceiros
twitter Flirck

Fundação Visconde de Cairu © 2017 - Todos os Direitos Reservados.