Mais de um Século de Credibilidade e Experiência

A Fundação Visconde de Cairu foi criada em 12 de março de 1905, por integrantes de Instituições ligadas ao Comércio da cidade do Salvador, com o objetivo de formação/preparação de mão-de-obra para o comércio e de cônsules desta cidade. Sem fins lucrativos e de atividade educacional, a Fundação Visconde de Cairu iniciou sua trajetória com ensino comercial, nos moldes adequados à realidade social e econômica, até quando, em função de dispositivos legais e específicos, criou o Curso Técnico em Contabilidade, vindo, então, a criar, também, o primeiro curso superior do Estado da Bahia em Economia e Finanças.

Em 1946, o decreto Lei 9295/46 dividiu a categoria em dois níveis: Contador e Técnico em Contabilidade, regulamentando a profissão. Criou o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e a Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC). Continuou oferecendo Curso Técnico em Contabilidade e, criou também outros cursos profissionalizantes, nas áreas de Administração, Secretariado e Informática. Em 1994, preocupada com a qualificação acadêmica e pedagógica do seu corpo docente, criou os cursos de pós-graduação “Lato Sensu” Auditoria e Metodologia do Ensino Superior. O sucesso dos cursos a levou a implantar, no mesmo ano, o Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (CEPPEV). Em 1997, lançou o curso de Mestrado em Contabilidade. Hoje, através do CEPPEV, a Fundação Visconde de Cairu oferece cursos “Lato Sensu” (especialização) e “Stricto Sensu” (mestrado).

Em 1998, a Fundação implantou a Faculdade Visconde de Cairu (FAVIC) que, atualmente, oferece os cursos de Bacharelado em Administração e Bacharelado em Turismo. E em 2004, percebendo as novas demandas exigidas pelo mercado e preocupada com a formação do professor, lançou o curso de Licenciatura em Pedagogia. Pensando na manutenção da imagem centenária da Fundação, foi requerido, junto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o tombamento da fachada do Pavilhão Osvaldo Velloso Gordilho, antiga “Casa Guilherme Marback” pelo decreto nº 8.723, de 05/11/2003, mantendo viva uma história de muitas lutas e conquistas.

A Cairu é uma Instituição com mais de cem anos de experiência, sempre dedicados à educação. Sua tradição está aliada a um projeto acadêmico moderno, professores qualificados e uma excelente infraestrutura. Une teoria e prática através de convênios de cooperação técnica com instituições universitárias, Núcleos de Atividades Práticas, Núcleos de Empreendedorismo, Consultorias, Estágio Supervisionado, Programas de Visita Técnica, Cursos de Extensão, além de projetos voltados para a Comunidade. Prepara os seus alunos para serem profissionais altamente qualificados e, acima de tudo, profissionais éticos. Cidadãos comprometidos com o desenvolvimento social.

 


Parceiros
twitter Flirck

Fundação Visconde de Cairu © 2017 - Todos os Direitos Reservados.