PSICOLOGIA (Bacharelado e Licenciatura)

Autorizado através da Portaria n.° 107 de 05/04/2016 DOU 06/04/2016

Coordenação - Profa. Me Vera Maria Deccó

O curso de Psicologia tem por objetivo a formação de profissionais psicólogos capacitados ao ensino e atuação prática, a partir de uma visão totalizadora do ser humano, que possibilita aos profissionais atuarem nos campos da gestão, educação e processos clínicos, com elevado nível técnico, integrados de forma crítica à sociedade, à realidade e ao mercado de trabalho, com vistas na promoção do bem-estar psíquico na sociedade, nas instituições organizacionais e educacionais.

Turno: Pré-Matutino e Noturno
Regime: Semestral
Grau: Bacharel
Duração: 5 anos (10 semestres)
Licenciatura em Psicologia: carga horária complementar de 840h

CAMPO DE ATUAÇÃO: O mercado de trabalho para o profissional de Psicologia é muito abrangente. Ele pode atuar em processos clínicos (psicodiagnósticos, aconselhamento, psicoterapia, CRAS, CAPs e outras estratégias clínicas); no diagnóstico, planejamento e no uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições; diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem; além de Hospitais, Psicologia Jurídica, Psicologia Desportiva, centros comunitários, pesquisa, etc.

DIFERENCIAIS:  O curso possibilita formação teórico-prática que permite exercer as atribuições legais da profissão de psicólogo e de professor de Psicologia de maneira a analisar os processos psicológicos individuais e/ou coletivos, sob diferentes perspectivas teóricas, e em suas interfaces, com as diversas áreas do conhecimento, sustentado pelo domínio da terminologia técnica para a elaboração de projetos, propostas de intervenção, laudos, pareceres e relatórios.

Possui uma metodologia que valoriza a pesquisa individual ou em grupo, a experimentação, o debate em sala de aula, o trabalho de campo, os estudos de caso. Há uma articulação contínua da teoria e prática de forma a oferecer ao estudante a vivência prática, que possa dar sentido à aprendizagem e gradualmente desenvolver competências necessárias à práxis psicológica. Assim, a interdisciplinaridade assume um papel de grande relevância, experimentada em diferentes níveis durante o curso. Nos campos de prática profissional, estágios básicos oferecidos a partir do 5º semestre e estágio profissional a partir do 8º semestre, para tanto, conta com laboratórios didáticos especializados (bases biológicas da psicologia, Neuroanatomia, neurofisiologia, psicologia experimental, informática) e o Núcleo de Atenção à Saúde – NUAP.  Projetos desenvolvidos nos cursos com a participação de docentes e discentes em eventos científicos, atividades de Pesquisa e Extensão fazem parte de todo o percurso acadêmico.
Além disso, ainda conta como apoio ao discente, com o Núcleo de Apoio Acadêmico Pedagógico (NAAP), Núcleo de Atenção Psicopedagógico (NAPSI), Ouvidoria, Programa de Orientação de Carreira (POC), Programas de Nivelamento, Programa de bolsa estudantil, Teste de Aferição de Aprendizagem (TAA), Programa de Apoio aos Ingressantes através de ações de nivelamento (Português e Matemática), Cuca Legal e Programa de Mentoria.
Assim, o futuro psicólogo torna-se apto a responder às demandas profissionais em diferentes contextos e de compreender sua função de promotor de saúde e de qualidade de vida.

 


Parceiros
twitter Flirck

Fundação Visconde de Cairu © 2017 - Todos os Direitos Reservados.